O drama histórico “Xógum”, a história arrebatadora de uma luta pelo poder no Japão feudal, recebeu 25 indicações nesta quarta-feira ao prêmio Emmy da televisão deste ano, liderando a lista de indicações.
A primeira temporada da série da rede FX concorrerá ao prêmio de melhor série dramática, o principal troféu do Emmy, com a última parte da saga da realeza britânica “The Crown”, da Netflix, entre outros.
Outro programa do FX, “O Urso”, ambientado em um restaurante, recebeu 23 indicações, incluindo uma para melhor comédia, categoria que venceu no último Emmy.
Entre as outras comédias indicadas estão “Abbott Elementary”, da ABC, que se passa em uma escola subfinanciada da Filadélfia, e “Hacks”, da HBO, sobre uma comediante septuagenária e uma escritora da geração millennial.
“Bebê Rena”, da Netflix, a história de um barman perseguido por uma cliente, foi indicada para melhor série limitada, uma de suas 11 indicações. O criador e astro Richard Gadd disse que o conto reflete uma história real, embora um processo por difamação argumente que a representação da perseguidora é exagerada.
Os vencedores do Emmy, a maior honraria da televisão, serão anunciados em uma cerimônia com tapete vermelho transmitida ao vivo pela ABC da Walt Disney em 15 de setembro.
A última cerimônia foi realizada há apenas seis meses, em janeiro, quando as greves dos roteiristas e atores de Hollywood provocaram um atraso na premiação do ano passado.
“Xógum”, ambientado no ano de 1600, com diálogos em inglês e japonês, é um remake de uma minissérie de TV de 1980. Ambos são baseados em um romance de 1975 de James Clavell.
Cinco integrantes do elenco de “Xógum” foram indicados por suas atuações. Entre eles estão os atores japoneses Hiroyuki Sanada e Anna Sawai nas categorias de melhor ator e melhor atriz de drama.
Outros indicados incluem os astros de “O Urso”, Jeremy Allen White e Ayo Edebiri, dois vencedores anteriores, que concorrerão a melhor ator e atriz de comédia.