Home Empresas XP dá guinada em governança para “novo capítulo de crescimento”

XP dá guinada em governança para “novo capítulo de crescimento”

"Acreditamos que os investidores acolherão com satisfação o esforço de melhoria da governança corporativa na XP", disse o Goldman Sachs

por Gustavo Kahil
0 comentário

A XP Investimentos (XP; XPBR31) anunciou a maior reviravolta na gestão de pessoas e governança corporativa da empresa desde o IPO em 2019, mostra um comunicado enviado ao mercado nesta sexta-feira (26).

A maior novidade foi a criação de um Conselho majoritariamente independente por meio da adição de quatro novos diretores independentes: Oscar Rodriguez Herrero, José Luiz Acar Pedro, João Roberto Gonçalves Teixeira e Melissa Werneck.

Com isso, o colegiado terá cinco independentes, três não-independentes e o fundador e presidente Guilherme Benchimol.

“Esses diretores foram identificados por meio de um processo de busca abrangente e robusto, apoiado por especialistas terceirizados, e estamos confiantes de que eles contribuirão para a estratégia, o desenvolvimento cultural, a gestão de riscos e a conformidade da XP, à medida que a empresa continua em sua forte trajetória de crescimento”, disse Benchimol no comunicado.

Guilherme Benchimol, fundador e presidente da XP
Guilherme Benchimol, fundador e presidente da XP

A XP também criou o Comitê de Riscos, Crédito e ESG e o Comitê de Estratégia e Performance. Agora a estrutura compreende quatro comitês, com os já existentes Comitê de Auditoria do Conselho e Comitê de Remuneração, Pessoas, Nomeação e Governança. O último foi ampliado para incluir uma supervisão mais ampla da gestão de talentos.

APRENDA COMO MULTIPLICAR E PROTEGER SEU CAPITAL INVESTIDO POR MEIO DAS CRIPTOMOEDAS E ACELERE A SUA JORNADA RUMO À LIBERDADE FINANCEIRA

“As mudanças em nosso conselho, novos talentos e novos comitês anunciados hoje são um marco importante na história de crescimento da XP, que significam nosso futuro brilhante e representam esforços contínuos para responder ao feedback dos acionistas”, completou Benchimol.

Reação do mercado

As ações da XP operam em forte alta nesta sexta-feira (26) em reação às novidades.

“Acreditamos que os investidores acolherão com satisfação o esforço de melhoria da governança corporativa. Temos classificação de compra para a XP”, destaca o analista Tito Labarta, do Goldman Sachs.

O banco tem um preço-alvo de US$ 30 para os papeis na Nasdaq, com potencial de valorização de 46%.

Veja o documento da XP

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.