Home Empresas XP dá guinada em governança para “novo capítulo de crescimento”

XP dá guinada em governança para “novo capítulo de crescimento”

"Acreditamos que os investidores acolherão com satisfação o esforço de melhoria da governança corporativa na XP", disse o Goldman Sachs

por Gustavo Kahil
0 comentário
XP-Investimentos

A XP Investimentos (XP; XPBR31) anunciou a maior reviravolta na gestão de pessoas e governança corporativa da empresa desde o IPO em 2019, mostra um comunicado enviado ao mercado nesta sexta-feira (26).

A maior novidade foi a criação de um Conselho majoritariamente independente por meio da adição de quatro novos diretores independentes: Oscar Rodriguez Herrero, José Luiz Acar Pedro, João Roberto Gonçalves Teixeira e Melissa Werneck.

Com isso, o colegiado terá cinco independentes, três não-independentes e o fundador e presidente Guilherme Benchimol.

“Esses diretores foram identificados por meio de um processo de busca abrangente e robusto, apoiado por especialistas terceirizados, e estamos confiantes de que eles contribuirão para a estratégia, o desenvolvimento cultural, a gestão de riscos e a conformidade da XP, à medida que a empresa continua em sua forte trajetória de crescimento”, disse Benchimol no comunicado.

Guilherme Benchimol, fundador e presidente da XP
Guilherme Benchimol, fundador e presidente da XP

A XP também criou o Comitê de Riscos, Crédito e ESG e o Comitê de Estratégia e Performance. Agora a estrutura compreende quatro comitês, com os já existentes Comitê de Auditoria do Conselho e Comitê de Remuneração, Pessoas, Nomeação e Governança. O último foi ampliado para incluir uma supervisão mais ampla da gestão de talentos.

APRENDA COMO MULTIPLICAR E PROTEGER SEU CAPITAL INVESTIDO POR MEIO DAS CRIPTOMOEDAS E ACELERE A SUA JORNADA RUMO À LIBERDADE FINANCEIRA

“As mudanças em nosso conselho, novos talentos e novos comitês anunciados hoje são um marco importante na história de crescimento da XP, que significam nosso futuro brilhante e representam esforços contínuos para responder ao feedback dos acionistas”, completou Benchimol.

Reação do mercado

As ações da XP operam em forte alta nesta sexta-feira (26) em reação às novidades.

“Acreditamos que os investidores acolherão com satisfação o esforço de melhoria da governança corporativa. Temos classificação de compra para a XP”, destaca o analista Tito Labarta, do Goldman Sachs.

O banco tem um preço-alvo de US$ 30 para os papeis na Nasdaq, com potencial de valorização de 46%.

Veja o documento da XP

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.