Analistas da XP elevaram a recomendação das ações da Vale (VALE3) para “compra”, enquanto cortaram a classificação dos papéis da CSN (CSNA3) para “neutra”, conforme relatório enviado a clientes nesta terça-feira.
“Com expectativas de oferta versus demanda por minério de ferro apertada este ano, acreditamos que os preços das commodities devem permanecer em níveis elevados no curto prazo, com o alto desconto da Vale versus preços do minério de ferro implicando um ponto de entrada positivo para as ações.”
Lucas Laghi e equipe também acrescentaram que, dado o desempenho inferior da Gerdau (GGBR4) em relação aos pares nos últimos meses, veem as ações com descontos excessivos nos níveis atuais, justificando também a visão otimista da casa em relação ao nome, com recomendação de “compra”.
Para Usiminas (USIM5) e CSN Mineração (CMIN3), citaram que, após o recente desempenho relativo mais forte, veem espaço mais limitado para maiores “upsides”, reiterando recomendação “neutra”.
A XP estabeleceu preço-alvo de 82 reais para a Vale no final de 2024, enquanto CSN tem 20 reais, Gerdau tem 27 reais, Usiminas tem 10 reais, e CSN Mineração tem 6 reais.