Home Empresas Yduqs tem lucro líquido de R$ 150,7 mi no 1º tri

Yduqs tem lucro líquido de R$ 150,7 mi no 1º tri

O Ebitda ajustado apresentou um aumento de 6,8%, contudo, com uma margem ajustada de 35,3%, uma redução de 1,6 ponto percentual

por Reuters
0 comentário

O grupo educacional Yduqs (YDUQ3) registrou lucro líquido consolidado de 150,7 milhões de reais no primeiro trimestre, ligeiro avanço de 0,8% na comparação ano a ano.

Em termos ajustados, o lucro líquido somou 173 milhões de reais, aumento de 11,2% em relação à mesma etapa de 2023.

Analistas, em média, esperavam um lucro de 184 milhões de reais para a Yduqs no período, segundo dados da LSEG.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) somou 509,1 milhões de reais no período, alta de 3% em relação ao mesmo período no ano passado, mas abaixo do esperado pelo mercado, de 524 milhões de reais.

O Ebitda ajustado apresentou um aumento de 6,8% na mesma base de comparação, contudo, com uma margem ajustada de 35,3%, uma redução de 1,6 ponto percentual.

A base total de alunos da organização do setor de ensino superior subiu 5,3%, para 1,38 milhão, com alta nos segmentos de ensino digital (+6%), presencial (+2%) e premium (+18%).

A captação total no trimestre somou 266,5 mil alunos, praticamente estável no comparativo anual.

O grupo de educação teve receita líquida consolidada de 1,46 bilhão de reais, avanço de 11,5% em relação aos três meses encerrados em março de 2023.

“Em todos os negócios, o aumento da receita foi possível devido ao crescimento do ticket, tanto na captação quanto no repasse para alunos veteranos, e pelo crescimento das bases de graduação”, afirmou a empresa em relatório de resultados.

Pressão nas margens

Segundo a Yduqs, a pressão pontual observada na margem neste trimestre está relacionada a um aumento na PDD (Provisão para Devedores Duvidosos), em função do incremento no percentual de provisão do DIS (Diluição Solidária).

O DIS (Diluição Solidária) é um modelo de financiamento da Estácio, onde o aluno paga um valor menor nos meses iniciais da sua graduação e a diferença para o valor integral dessas mensalidades é diluída ao longo de todos os meses até o fim do curso.

O indicador passou de 15% para os atuais 20%, com uma maior captação em 2023 e aumento na receita DIS no primeiro trimestre de 2024, especificamente nas unidades de negócios presencial e digital, somado as despesas mais elevadas com vendas e marketing.

Veja o resultado da Yduqs

Yduqs – 021016000101011 by gustavo.kahil

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.