Home Economia e Política Yellen diz que EUA estão trabalhando para mitigar riscos à economia global

Yellen diz que EUA estão trabalhando para mitigar riscos à economia global

"Desde o início do governo, o presidente (Joe) Biden deixou claro que o isolacionismo norte-americano havia acabado", disse Yellen

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Daniel Becerril/File Photo)

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta terça-feira que o crescimento econômico do país mais forte do que o esperado ajudou a impulsionar a economia global, e que Washington está trabalhando para mitigar os riscos remanescentes para a perspectiva global e garantir um crescimento sustentável no longo prazo.

Em comentários preparados para uma coletiva de imprensa, Yellen disse que o mercado de trabalho dos EUA está notavelmente saudável e que a inflação caiu significativamente em relação ao seu pico, embora haja mais trabalho a ser feito.

Ela disse esperar que a economia dos EUA continue a sustentar a economia global, mas reconheceu que a recuperação global é desigual e que riscos permanecem.

“Desde o início do governo, o presidente (Joe) Biden deixou claro que o isolacionismo norte-americano havia acabado”, disse Yellen.

“Portanto, embora esperemos que a força econômica dos Estados Unidos continue a sustentar o crescimento global, também temos nos envolvido com o mundo para mitigar os riscos de curto prazo e apoiar o crescimento sustentável de longo prazo.”

Esse trabalho continuará nas reuniões de primavera desta semana do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, onde Yellen se reunirá com autoridades da China, Coreia do Sul, Japão, Reino Unido e muitos outros países.

(Imagem: Reprodução/X´s/@SecYellen)
(Imagem: Reprodução/X´s/@SecYellen)

Yellen disse que levantou preocupações com as autoridades chinesas durante sua visita a Guangzhou e Pequim neste mês sobre os riscos que o excesso de capacidade de produção representa para os Estados Unidos e para a economia global.

Nesta semana, ela disse que as autoridades norte-americanas e chinesas realizarão reuniões dos Grupos de Trabalho Econômico e Financeiro, que se concentrarão no combate à lavagem de dinheiro e no crescimento equilibrado.

Yellen disse que também planeja trabalhar com o Brasil, atualmente na presidência do G20, inclusive em uma revisão do arcabouço global de financiamento climático.

Os Estados Unidos também continuarão pressionando por reformas no Banco Mundial e em outros bancos multilaterais de desenvolvimento (MDBs) para expandir sua capacidade de empréstimo a fim de ajudar os países em desenvolvimento a lidar com as mudanças climáticas, pandemias e outros desafios que representam riscos ao crescimento global.

“Nenhum país pode lidar com essas questões sozinho, e as ações bilaterais também não são suficientes, por isso pressionamos por ações decisivas e coordenadas”, disse ela.

Yellen disse que o Banco Mundial e outros bancos multilaterais de desenvolvimento fizeram um progresso significativo, aumentando a capacidade de empréstimo na próxima década em 200 bilhões de dólares com o alongamento responsável dos balanços patrimoniais e outros 50 bilhões de dólares com aumentos de capital no Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento e no Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.