Home Comprar ou Vender Yduqs despenca 9% após resultados abaixo do esperado

Yduqs despenca 9% após resultados abaixo do esperado

O segmento de Educação a Distância (EAD) foi particularmente afetado, com uma evasão de alunos, custos e despesas superiores às projeções

por Rafael Borges
0 comentário

A Yduqs (YDUQ3), divulgou seu resultado referente ao quarto trimestre de 2024 e revelou um desempenho abaixo das expectativas, dizem os analistas da Ativa Investimentos. As ações despencam quase 9% (às 11h).

A recomendação é de compra. O preço-alvo é de R$ 30 e o potencial de valorização é de aproximadamente 41,4%.

O grupo de educação teve prejuízo líquido de R$ 120,3 milhões no quarto trimestre do ano passado, acima do prejuízo de 84,3 milhões registrado um ano antes.

A dona de marcas como Estácio e Ibmec teve resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 226,9 milhões de reais de outubro a dezembro, queda de 11,6% ante mesmo período de 2022.

Em um trimestre marcado por efeitos únicos, como a baixa contábil na venda de imóveis, e um provisionamento judicial adicional, a empresa enfrentou desafios significativos, resultando em um desempenho ajustado marginalmente negativo.

O segmento de Educação a Distância (EAD) foi particularmente afetado, com uma evasão de alunos, custos e despesas superiores às projeções da Ativa.

No entanto, a atividade robusta do segmento premium, e principalmente do presencial, conseguiu compensar parcialmente as dificuldades enfrentadas pelo EAD, refletindo um desempenho mais positivo no consolidado da empresa.

Apesar dos esforços para mitigar os efeitos adversos, a corretora considera o resultado global da Yduqs como ruim, dadas as incertezas que os efeitos não recorrentes trazem para os resultados futuros. Além disso, esses fatores desaceleram o processo de desalavancagem da empresa, contribuindo para um cenário desafiador nos próximos trimestres.

“Por mais que consideramos a baixa contábil da venda do imóvel e o novo provisionamento efeitos não recorrentes, entendemos que esses movimentos põem mais incerteza às projeções para a lucratividade da Yduqs em 2024. Por fim, mesmo com um guidance para o primeiro trimestre, acreditamos que o resultado frustra a confiança de uma melhora operacional mais consistente para frente”, avalia o analista Pedro Serra.

Guidance

Outro ponto de preocupação é o guidance do lucro líquido para o primeiro trimestre de 2024, que se posicionou levemente abaixo das perspectivas da Ativa Investimentos, apresentando uma redução de 10%.

Esse desvio em relação às projeções da empresa de investimentos indica possíveis desafios adicionais que a Yduqs pode enfrentar no curto prazo.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.