O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse neste sábado que as tropas de Kiev estão “avançando” na contra-ofensiva contra as forças russas, rebatendo autoridades ocidentais que dizem que a Ucrânia está ganhando terreno muito lentamente.
A tão famosa contra-ofensiva, chegando à marca de três meses, recuperou mais de uma dúzia de vilas, mas nenhum grande assentamento, com soldados prejudicados pelos vastos campos minados e linhas defensivas da Rússia.
Esta semana, autoridades não identificadas dos Estados Unidos expressaram frustração com o progresso lento da operação e até criticaram a estratégia ucraniana, segundo relatos ocidentais que atraíram a ira de Kiev.
“As forças ucranianas estão avançando. Apesar de tudo, e não importa o que qualquer um diga, estamos avançando e isso é o mais importante. Estamos em movimento”, escreveu Zelenskiy, no aplicativo de mensagens Telegram.
Alguns temem que o apoio do Ocidente possa começar a vacilar, com o clima mais frio e mais úmido desacelerando o progresso no campo de batalha no fim do ano. O Ocidente entregou bilhões de dólares para ajudar a contra-ofensiva e Kiev disse que precisa de mais.
A Rússia já descreveu a contra-ofensiva ucraniana como um fracasso. Kiev diz que está avançando lentamente de propósito, para minimizar o número de baixas, e que seu avanço tem sido muito complicado pela falta de poder aéreo moderno.