Home Economia Zelenskiy pede caças Gripen à Suécia em primeira visita desde invasão russa

Zelenskiy pede caças Gripen à Suécia em primeira visita desde invasão russa

A visita de Zelenskiy é a primeira à Suécia desde a invasão da Rússia, em fevereiro de 2022, e as negociações sobre a obtenção de jatos Gripen

por Reuters
3 min leitura
Zelenskiy também afirmou neste sábado que os pilotos ucranianos já começaram a treinar nos aviões (Imagem: Reprodução/ Jonas Ekstromer/TT News Agency/via REUTERS)

A Ucrânia começou a discutir com a Suécia a possibilidade de receber caças Gripen para reforçar sua defesa aérea, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, neste sábado, durante encontro com o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson.

A visita de Zelenskiy é a primeira à Suécia desde a invasão da Rússia, em fevereiro de 2022, e as negociações sobre a obtenção de jatos Gripen, que ele apontou serem preliminares, ocorrem após a aprovação dos Estados Unidos para a Dinamarca e a Holanda enviarem caças F-16 para a Ucrânia.

“Hoje discutimos em detalhes os passos futuros em relação à possibilidade de abrir o assunto de receber Gripens suecos”, disse Zelenskiy em uma coletiva de imprensa conjunta com Kristersson, acrescentando que o assunto seria central em suas reuniões com outras autoridades suecas.

Em junho, o governo sueco informou que daria aos pilotos ucranianos a oportunidade de testar seu caça Gripen fabricado pela Saab, mas também disse que precisa de todos os seus aviões para defender o território sueco.

Zelenskiy também afirmou neste sábado que os pilotos ucranianos já começaram a treinar nos aviões.

Kristersson não fez menção aos Gripens em seus comentários, mas condenou um ataque de míssil russo contra a cidade ucraniana de Chernihiv neste sábado, que deixou sete mortos e 90 feridos.

“Isso, apenas reforça a necessidade de estarmos com vocês em todas as suas lutas”, disse Kristersson.

A Ucrânia e a Suécia também assinaram um acordo que permitirá à Ucrânia iniciar a produção do veículo de combate sueco CV90.

De acordo com o um comunicado emitido pelo governo sueco, Zelenskiy também deve se encontrar com o presidente do parlamento sueco, o Riksdag, o comandante supremo das forças armadas suecas, e os líderes dos principais partidos políticos da Suécia.

A Suécia tem ajudado a Ucrânia fornecendo armas como tanques, sistemas antiaéreos e veículos blindados de combate de infantaria Tipo 90.

O ministro da Defesa sueco, Pal Jonson, disse na terça-feira que o governo planeja um novo pacote de apoio militar de 313,5 milhões de dólares para a Ucrânia, consistindo principalmente em munição e peças sobressalentes para sistemas de armas entregues anteriormente.

O pacote será o 13º da Suécia à Ucrânia desde o início da guerra, elevando o valor total da ajuda do país nórdico para 1,8 bilhão de dólares.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.