Home Economia e Política Entenda por que a saída para a crise econômica está no combate à corrupção

Entenda por que a saída para a crise econômica está no combate à corrupção

por João Ribeiro Furtado Neto
0 comentário
Entenda por que a saída para a crise econômica está no combate à corrupção

Como, acompanhado na mídia nos últimos meses, o segundo mandato do governo Dilma vem investindo no aumento da carga tributária a fim de fazer caixa e tentar “cobrir” o desperdício por corrupção e má administração causado por eles.

Segundos dados da ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil tem gasto em média cerca de R$ 200 bilhões por ano com corrupção, ou seja, é muito dinheiro jogado fora que poderia ser investido em diversas áreas.

Contudo, nossos representantes têm tomado essa decisão sem pensar nas consequências que isto poderá causar a economia nacional. Qual a melhor opção para lidar com o “rombo fiscal” em que nos metemos e com o problema de falta de recursos, apesar da elevada carga tributária? Isto será discutido no decorrer do artigo.

Qual o impacto do aumento da desoneração sobre a folha na economia nacional?

A presidente Dilma sancionou a lei que revê a desoneração da folha de pagamento, onde majora a alíquota das atividades que recolhiam 1% do seu faturamento para 2,5% e as atividades que recolhiam 2% do seu faturamento para 4,5%, ou seja, uma majoração de 150%.

Quando a desoneração foi criada, ela tinha como intuito subsidiar aos empresários maiores contratações de setores que demandam maiores quantidades de mão-de-obra, como por exemplo empresas de call center, tecnologia da informação, construção civil, produção industrial e etc.

Com essa majoração elevadíssima de 150%, a desoneração perde a sua finalidade, assim fazendo com que os empresários reduzam o seu quadro de funcionários. A consequência disso para as empresas é a queda na produção de bens e serviços, que gerará queda na receita e consequentemente queda na arrecadação do governo federal, pois as empresas contribuem com PIS, COFINS, INSS, IRPJ, IPI e CSLL.

Além disso, serão mais pessoas para o governo “sustentar” com o seguro-desemprego e uma menor quantidade de pessoas economicamente ativas para o país; gente que gerava consumo de bens e serviços e, consequentemente, arrecadação ao governo, assim quebrando o ciclo econômico.

Leitura recomendada: 5 Dicas para enfrentar (e atravessar) a crise com dinheiro no bolso

Qual o impacto da volta da CPMF, aumento do IOF e aumento da alíquota da CSLL para os bancos na economia nacional?

A proposta da volta da CPMF, o aumento da alíquota de 15% para 23% (variação de 53%) da CSLL e da alíquota do IOF de 1,5% para 3% (variação de 100%) deixarão os produtos bancários ainda mais caros.

Afinal, qual o impacto dessas decisões sobre a economia? Muitos empresários quando vão implantar, ampliar ou modernizar uma empresa, recorrem a financiamentos bancários, pois nem todos dispõem de recursos próprios para realizar essas operações.

Com este aumento dos produtos bancários, esta operação se tornará mais onerosa e poderá se tornar até inviável para alguns, sendo que isto geraria consumo de bens ou serviços, emprego e renda e arrecadação para o governo, assim, mais uma vez quebrando este ciclo econômico.

Além disso, há setores da economia, como por exemplo o automobilístico e da construção civil, que para haver a produção e consumo, dependem praticamente de produtos bancários, pois nem todos dispõem de tais quantias poupadas para tais operações à vista.

Estes dois setores juntos correspondem a cerca de 14% do PIB nacional, ou seja, uma parcela importante para a economia. Se os produtos bancários que “praticamente” subsidiam estas atividades ficarem mais caros, poderá ocorrer a mesma consequência descrita no item anterior.

Estou falando novamente de queda na produção de bens e serviços, que gerará queda na receita e, consequentemente, na arrecadação do governo federal, pois as empresas contribuem com o PIS, COFINS, INSS, IRPJ, IPI e CSLL.

Além disso, serão mais pessoas para o governo “sustentar” com o seguro-desemprego, e uma menor quantidade de pessoas economicamente ativa para o país que geravam consumo de bens e serviços e consequentemente arrecadação ao governo, assim quebrando mais uma vez este ciclo econômico.

Como cortar o mal pela raiz? Corrupção = M+D-T

Conforme pode ser acompanhado na mídia, não é preciso ser um especialista para identificar que a crise presente no Brasil decorre da corrupção e má administração ao longo dos anos recentes, e não de uma “crise mundial” como conta a versão oficial.

Então, como cortar o mal pela raiz? O economista e autoridade no estudo de corrupção Robert Klitgaard, concedeu uma entrevista em que demonstra a sua fórmula para a corrupção: C (Corrupção) = M (Monopólio) + D (Discricionariedade) – T (Transparência).

Ele ressalva que a corrupção é originada pela concentração de poder econômico e decisório aliado a um déficit de transparência. Ele atua como consultor de reforma institucional de diversos governos e visitou mais de 30 países na Ásia, África e América Latina a fim de identificar os seus problemas e buscar soluções.

Um exemplo prático ocorrido no Brasil identificado em sua fórmula é o da Petrobras, uma vez que a mesma possui monopólio em extração do petróleo, um grupo de dirigentes com um poder discricionário e com informações de gestão sem transparência, ou seja, escondida dos olhos da sociedade.

Robert Klitgaard cita em sua entrevista o que aconteceu com as Filipinas, onde no ano de 2010 Benigno Aquino III foi eleito presidente e em sua campanha teria o seguinte slogan: “Quando ninguém for corrupto, ninguém será pobre”.

Após assumir o poder, o mesmo reuniu-se com a sua equipe para desenvolver um plano de ação a fim de identificar e punir os corruptos, realizar novas parcerias com empresários e com a sociedade civil, além de ampliar a coordenação entre as agências governamentais.

No ranking da corrupção, as Filipinas passaram da 133ª posição em 2010 para 94ª Posição em 2013, ou seja, 39 posições em 3 anos. Além disso, o Fórum de Economia Mundial em setembro de 2014 elegeu o país como o que mais progrediu em competitividade global, onde passou da 87ª posição para a 52ª, ou seja, 35 posições.

Além das Filipinas, países como Singapura, Geórgia e etc. também obtiveram êxito econômico após o combate a corrupção. Isto enfatiza que não se trata de uma “utopia” e sim da falta de um governante com “peito e força de vontade” para mudar este cenário.

Leitura recomendada: Supere a crise econômica com educação financeira

Conclusão

Conforme pôde ser visto ao longo deste artigo, combater a corrupção é a opção mais sensata para a economia brasileira, pois foi visto que países como Filipinas, Singapura, Geórgia só cresceram após pôr em prática os seus planos de combate à corrupção (mas de verdade, não apenas como “cortina de fumaça”).

Todavia, o aumento da carga tributária só inviabilizaria ainda mais a economia brasileira, uma vez que diminuiria a produção e consumo de bens e serviços e a geração de emprego e renda, sendo estes indicadores importantes para uma economia estável.

O Brasil tem muitos problemas em infraestrutura que acabam deixando mais caro exportar daqui produtos em que se é maior produtor, uma aberração. Um projeto como o “New Deal” funcionou nos Estados Unidos, onde investiu-se em infraestrutura, gerou-se produção de produtos e serviços, além de emprego e renda, resolvendo o problema da crise.

Leitura recomendada: Corrupção e Custo Brasil: Estamos fadados a viver crises de confiança?

Contudo, em países onde há monopólio de empresas, forte poder discricionário, ausência de transparência e o “famoso” 10% sobre o valor dos contratos, este tipo de ação provavelmente não funcionaria. Assim, a crise continua, e continuará por muitos e muitos anos… O que você pensa disso tudo?

Foto: NikoNomad / Shutterstock.com

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.