Eu estava quebrando a cabeça para escrever o artigo desta semana e as ideias não surgiam. Resolvi então verificar a caixa de entrada para ver se havia chegado algum novo e-mail, quando me deparo com a mensagem da Dayana. Pronto, agora eu tinha uma pauta.

Dayana é uma advogada de 25 anos, em início de carreira, que tem um salário compatível com sua posição, mas não com seus sonhos. A maternidade, ter o próprio escritório de advocacia e a independência financeira por enquanto parecem não caber no orçamento.

As viagens que Dayana tanto gosta, por enquanto, precisam ser deixadas de lado, pois o salário que recebe é suficiente para pagar as contas do mês e não mais que isso.

Leitura recomendada: 3 crenças que afastam você dos seus sonhos (e como vencê-las)

O Brasil está cheio de Dayanas, Anas, Paulas, Marias, Thiagos, Fabrícios… que vivenciam, dia a dia, semana a semana, mês a mês, essa mesma situação. Como conseguir mudar essa realidade? Como sair dessa situação?

A saída é simples, porém não é fácil! Para deixarmos de trabalhar apenas para pagar as contas e começarmos a poupar dinheiro para atingir nossos objetivos financeiros, precisamos basicamente de três coisas: determinação, disciplina e inteligência.

As 3 características fundamentais

Determinação porque essa mudança exigirá que saiamos da nossa zona de conforto. Exigirá que abdiquemos daquele restaurante bacana no fim de semana, daquela festa badalada que todos os nossos amigos vão, de trocar de carro com a frequência que gostaríamos e de outras coisas mais.

Disciplina porque o mais difícil não é mudar, mas sim transformar a mudança em um novo hábito. Se mudar já é difícil, imagina mudar definitivamente. Em se tratando de hábitos financeiros, disciplina é imprescindível para o sucesso.

E por último, mas não menos importante, inteligência. Inteligência para encontrar alternativas para aumentar a receita e reduzir os gastos mensais de modo a tornar os objetivos financeiros que no momento parecem distantes e improváveis, mais próximos e factíveis.

Talvez você esteja pensando: “Putz! Isso é muito difícil!”. Concordo contigo, não é fácil! Lembre-se, eu não disse que seria fácil. E, afinal de contas, o que é fácil nessa vida?

Além de não ser fácil, lembre-se que os resultados não aparecerão do dia para a noite, mas sim serão construídos mês a mês ao longo de anos a fio.

Ebook gratuito recomendado: Finanças Pessoais para Mulheres

Conclusão

Estou dizendo isso não para te desestimular e fazer com que você continue levando a vida que leva e desista de lutar pela vida que quer. Estou dizendo isso para que você prepare para o que está por vir e consiga efetivamente efetuar as mudanças que você precisa ter no campo profissional e financeiro.

Seu futuro começa a ser construído hoje! Que futuro você pretende criar para si e para aqueles que ama? Determinação, disciplina e inteligência. Se ainda falta a você um desses atributos, trate de consegui-lo o quanto antes. Já passou da hora de caminhar rumo às conquistas.

Samuel Magalhães
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários