Home Finanças Pessoais 4 razÔes para manter seu controle financeiro bem-feito e sempre atualizado

4 razÔes para manter seu controle financeiro bem-feito e sempre atualizado

por Conrado Navarro
0 comentĂĄrio

Um controle financeiro bem-feito ajuda a manter as contas em dia enquanto aproxima vocĂȘ dos seus objetivos.

Qual foi a Ășltima vez em que vocĂȘ consultou seu planejamento para saber se era possĂ­vel comprar alguma coisa? A pergunta pode parecer indelicada, mas Ă© simples o suficiente para mostrar porque um controle financeiro bem-feito faz diferença.

Muitas pessoas acreditam que a rixa da educação financeira Ă© com o consumo, as compras e os desejos de consumo. Faz sentido pensar assim, mas trata-se de uma meia verdade. A questĂŁo nĂŁo Ă© tanto o que vocĂȘ compra, mas se pode comprar e se o consumo em si faz sentido para vocĂȘ e suas prioridades.

Pense nos muitos brasileiros que nĂŁo possuem reserva de emergĂȘncia, mas que mantĂ©m em suas garagens carros financiados. Em uma situação inesperada, ou apelam para mais crĂ©dito ou terĂŁo que se desfazer de parte dos bens – as duas decisĂ”es sĂŁo pesadas para o emocional. O controle financeiro bem-feito muda isso.

NĂŁo consegue guardar dinheiro? Experimente o App GrĂŁo (Ă© grĂĄtis, clique aqui)

4 razÔes para manter seu controle financeiro bem-feito e sempre atualizado

Quando fiz o rascunho das ideias para este texto, senti um pouco de apreensão porque tudo aquilo que se fala sobre finanças pessoais pode ser confundido com receitas prontas, fórmulas de sucesso facilmente replicadas.

Mudei o rumo do texto para falar de efeitos, deixando vocĂȘ livre para pensar sozinho no que exatamente Ă© um controle financeiro bem-feito. No meu entender, o que importa Ă© sermos capazes de notar quatro diferenciais quando colocamos em marcha uma mudança inteligente no rumo das finanças pessoais: histĂłrico, previsĂ”es, limites e oportunidades.

HistĂłrico

Como vocĂȘ gasta seu dinheiro Ă© mais importante do que quanto vocĂȘ gasta. SĂŁo os padrĂ”es de consumo, os hĂĄbitos enraizados, as frustraçÔes transformadas em consumo e a ansiedade descontadas em novas compras que precisam ser tratadas com mais atenção. O consumismo nĂŁo aparece da noite para o dia.

Quando vocĂȘ anota tudo que vocĂȘ ganha e gasta e categoriza essas informaçÔes de uma maneira organizada, clara e detalhada, vocĂȘ consegue extrair insights. O orçamento domĂ©stico e seu histĂłrico dos Ășltimos meses (atĂ© mesmo anos) sĂŁo ingredientes fundamentais para sinalizar mudanças de comportamento.

Com o histĂłrico em mĂŁos, vocĂȘ passa a se conhecer melhor e passa a ter a noção exata de qual Ă© a sua realidade financeira.

PrevisÔes

Da mesma forma que olhar o passado pode ser Ăłtimo para entender como vocĂȘ chegou atĂ© o dia de hoje, planejar o futuro Ă© o mĂ­nimo que vocĂȘ pode fazer para garantir a manutenção do padrĂŁo de vida e se preparar para o que pode acontecer.

Ao projetar receitas e despesas no seu orçamento familiar, vocĂȘ consegue simular mudanças de cenĂĄrio, alĂ©m de avaliar o impacto de mudanças de comportamento nas suas contas antes de as coisas acontecerem.

Com o histĂłrico e a capacidade de fazer algumas previsĂ”es, vocĂȘ consegue simular a redução de despesas em determinadas categorias e atĂ© mesmo como pode fazer para elevar sua renda em determinados perĂ­odos. VocĂȘ jĂĄ “enxerga” o que vem pela frente e se prepara. Hoje. A partir de agora.

App para guardar dinheiro: Abra sua conta na GrĂŁo (clique aqui)

Limites

O que impede vocĂȘ de extrapolar sĂŁo os limites. Em tudo que fazemos, o respeito aos limites Ă© essencial. A diferença no caso do controle financeiro bem-feito Ă© que os limites precisam ser definidos por nĂłs e revistos com alguma frequĂȘncia.

A partir da fotografia de sua realidade financeira, obtida com os lançamentos detalhados de despesas e receitas, vocĂȘ passa a questionar certas escolhas e decisĂ”es, bem como a falta de atitude diante de situaçÔes que acabam representando impacto financeiro elevado.

Seu histĂłrico mostra suas despesas mĂ©dias em diferentes momentos e para diferentes tipos de gastos, enquanto suas projeçÔes ajudam a analisar o impacto de suas decisĂ”es no futuro. Entre o passado e o futuro existem os limites, que vocĂȘ define e cumpre justamente para que o planejamento funcione.

Oportunidades

A palavra “oportunidade” nĂŁo precisa ser explicada, mas precisamos aprender a criĂĄ-la como parte de escolhas melhores envolvendo o nosso dinheiro. O controle financeiro bem-feito certamente vai colocar vocĂȘ diante de perguntas como:

  • SerĂĄ que agora consigo guardar mais dinheiro?
  • Qual o melhor momento para comprar/trocar o carro?
  • HĂĄ algum imĂłvel interessante que eu possa comprar na cidade?
  • Como posso reduzir meu endividamento agora que as contas estĂŁo em ordem?

Oportunidades financeiras são, quase sempre, fruto de nossa mudança de comportamento. São, portanto, resultado de finanças pessoais ajustadas à realidade e pensadas em termos de avaliação (histórico), planos (previsÔes) e disciplina (limites). Quem se planeja, sempre encontra um bom negócio.

Leia tambĂ©m: Preço dos carros no Brasil: mentiram pra vocĂȘ sobre custo-benefĂ­cio

ConclusĂŁo

O controle financeiro bem-feito Ă© essencial para permitir que vocĂȘ viva um padrĂŁo de vida possĂ­vel, nĂŁo exagerado e coerente com suas receitas. A manutenção deste quadro, no entanto, depende de quanta inteligĂȘncia vocĂȘ serĂĄ capaz de extrair do controle que faz.

Manter os registros em ordem, com o histĂłrico em dia, permite que vocĂȘ consiga analisar sua evolução; usar os dados do presente e sua histĂłria ajuda a prever como podem ser os prĂłximos meses; definir limites Ă© crucial para nĂŁo deixar o plano sucumbir; e tratar tudo isso como uma oportunidade Ă© o “pulo do gato”.

Foto: Pixabay.

O Dinheirama Ă© o melhor portal de conteĂșdo para vocĂȘ que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os nĂșmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteĂșdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que nĂŁo faz qualquer tipo de recomendação de investimento, nĂŁo se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com Ă© de propriedade do Grupo Primo.