Como anda o seu relacionamento com as pessoas? Sempre falamos tanto da importância de nos relacionarmos tanto com aqueles que nos são queridos como com pessoas novas, mas em alguns momentos parece tão difícil abrir as portas para quem não conhecemos, não é verdade?

E quando se trata de mercado de trabalho, de algo que vai além das questões pessoais, realizar networking, expandir as relações e simplesmente trocar com os outros pode fazer a diferença entre você continuar parado onde está ou conseguir caminhar rumo a novos e melhores caminhos. Mas como fazer?

Nesta última semana participei de uma roda de conversa sobre educação financeira e contei sobre a minha carreira. Me perguntaram sobre alguns erros que eu provavelmente não cometeria de novo quando eu contei sobre meus anos no empreendedorismo.

Leia também: O poder do networking: seu próximo trabalho pode estar na mesa do café

A importância do Networking

Um dos pontos de que me lembrei na hora foi a questão do networking, da manutenção de contatos. Como sempre gostei muito de escrever e de gerenciar os projetos, confesso que durante alguns anos me isolei nas atividades de execução e não prestei tanta atenção nos relacionamentos, deixando esta parte para uma sócia.

Quando a agência acabou, percebi o que havia acontecido, e levou um longo tempo para que pudesse ter novamente os relacionamentos de qualidade que eu tinha no âmbito profissional. Portanto, fica a sugestão: não deixe de cultivar as relações ao longo do percurso.

Aliás, isso não vale apenas para o aspecto profissional, vale para todas as relações. Quando você cultiva, tudo acontece naturalmente! Nada pior do que ir atrás de alguém somente quando algo acontece. Portanto, manter com carinho a sua rede de amigos ou colegas é fundamental. E abrir espaço para novas pessoas também! E como fazer isso?

Aproveite e assista: Networking e Relacionamento como Ferramentas para Enriquecer

Como fazer amigos e influenciar pessoas

Há quem já nasça com este tipo de “dom” relacionado a atrair pessoas. Conheço muita gente assim! Pareça que basta abrir a boca e naturalmente a empatia chega. Mas também há quem precise de uma força extra para ampliar o leque de conhecidos ou potenciais candidatos a amigos ou colegas de trabalho.

Você já deve ter lido, ou ao menos ouvido falar, do best seller “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie. Na obra, algumas dicas superimportantes – e que às vezes passam batido – são dadas.

Recentemente, reli alguns pontos e lembrei que as pessoas mais comunicativas e abertas em termos de novos relacionamentos que conheço adotam naturalmente muitas destas dicas. Que tal nos lembramos delas, portanto, quando o momento demandar a expansão do nosso círculo de contatos?

Aproveite para ler: Invista em networking e tenha uma vida cada vez mais rica

1 – Se mostre de fato interessado nas outras pessoas

Vamos lá, esta é fácil. Como você se sente quando alguém se mostra genuinamente interessado em você, na sua vida, nas coisas que você diz? É uma sensação ótima, não é verdade? Portanto, se você quiser se abrir ou manter de fato bons relacionamentos, seja interessado no outro.

Algo fundamental é: “Esqueça o celular quando estiverem conversando, faça perguntas, corresponda”. Ou seja, faça o outro se sentir importante ao seu lado. Todos nós gostamos de nos sentir importantes para alguém.

2 – Elogie, mas não seja puxa-saco

Muitas vezes a gente precisa que alguém nos lembre sobre algum aspecto positivo de que nós mesmos esquecemos. Por isso, é sempre bom elogiar de verdade alguém.

Mas veja bem, o elogio também deve ser genuíno, ninguém gosta de puxa-sacos e é muito fácil percebermos a estratégia de pessoas assim com o tempo.

Leia também: Adeus Pobreza: Conheça 5 Armas Secretas para Enriquecer e Viver Tranquilo

3 – Sorria e tenha senso de humor

Uma pessoa que sorri naturalmente já ganha a empatia dos outros. Estar em um grupo de pessoas mal-humoradas não é algo que ninguém queira repetir, concorda?

Mas, se ao contrário, se a experiência for agradável e houver humor envolvido, certamente muita gente vai querer continuá-la. Aliás, cabe aqui mostrar que você também é humano, que erra, supera as dificuldades, ri dos próprios erros, e mostra empatia pelos erros dos outros.

4 – Acredite na parte boa das outras pessoas

É importante, ao iniciarmos uma relação, não nos colocarmos tanto na defensiva. Experimentei algo assim recentemente.

É natural que, em alguns casos, para tentarmos nos defender inclusive, a gente estabeleça uma espécie de muro emocional entre nós e novos relacionamentos, especialmente se não houve uma ligação imediata. Mas tente fazer diferença, comece a agir aos pouquinhos e você verá como a relação mudará para melhor.

Baixe agora: Ebook Grátis “Networking Como Manter contato com pessoas-chave e conseguir novas Oportunidades?”

5 – Crie proximidade

Neste ponto precisamos falar tanto de presença física, ou seja, sobre a necessidade de mostrar as caras de vez em quando, mandar uma mensagem ou telefonema; ou, ainda, pensar nas coisas que você e os novos relacionamentos têm em comum, como amigos, colegas ou simplesmente situações ou desafios.

Criar proximidade é importante no cultivo das relações, afinal, somos todos humanos, e não há nada que nos fortaleça mais do que saber que estamos, de certa forma, no mesmo barco e com desafios semelhantes nesta jornada!

Participe da Lista Premium do Dinheirama no Telegram

Para que possamos ficar cada vez mais próximos de você e outros leitores especiais, criamos um grupo no aplicativo Telegram (Clique para participar)  que nos proporcionará um contato próximo.

A ideia é enviar diretamente através do Telegram nossos artigos, vídeos, planilhas, eBooks e mais, também iremos criar materiais exclusivos para quem fizer parte desse grupo Premium.

Também vamos dar prioridade para a Lista Premium do Dinheirama em alguns conteúdos como cursos e outras surpresas que vão sair ao longo do tempo, como acesso aos bastidores de nossas gravações e até prêmios.

Se você já possui o Telegram em seu celular, é muito simples entrar em nosso grupo Premium, você só precisa clicar Aqui e começar a fazer parte de nossa Lista Premium.

Janaína Gimael
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários