Home Carreira 7 Cursos Gratuitos Online Sobre Finanças Pessoais

7 Cursos Gratuitos Online Sobre Finanças Pessoais

por Simone Costa
0 comentário

Com toda a certeza, muitas pessoas passaram a olhar para as suas finanças recentemente. E nesse sentido, fazer cursos gratuitos online sobre finanças pessoais pode te ajudar nessa jornada.

Se esse é o seu caso, então você chegou ao lugar certo. Confira só esse texto em que vamos trazer sugestões incríveis de cursos online gratuitos para você!

A internet e suas possibilidades

A internet se tornou, sem dúvida, um dos principais canais de aprendizado e especialização que já conhecemos. Além disso, a melhor parte é que muito desse conhecimento está disponível gratuitamente.

O período de pandemia acentuou ainda mais essa demanda. Ou seja, muitas pessoas precisaram se aprimorar ou se especializar em suas funções atuais e até mesmo em novas atividades. 

Por isso, muita gente passou a buscar cursos online grátis. Ainda mais se levarmos em conta também as dificuldades financeiras do momento e a imposição do distanciamento social.

Alguns se adaptaram melhor que outros, mas, o que é inegável, é como a oferta de cursos online cresceu. E irá crescer ainda mais com todas as mudanças que estamos vivenciando. 

Desse modo, os preços tendem a cair e o tempo aplicado no aprendizado será mais bem aproveitado. Afinal, não haverá a necessidade de deslocamento, por exemplo.

Além disso, o modelo online oferece uma redução de outros custos que cursos presenciais podem ter.

Cursos gratuitos online sobre finanças - Dinheirama
Crédito: Pexels

Valores acessíveis e muitos cursos gratuitos

Um dos pontos que tornam as ofertas de cursos online muito atrativos é certamente ele: o valor! 

Entretanto, não se engane! O fato de um conteúdo ser oferecido com um valor baixo ou mesmo gratuitamente, por exemplo, não torna sua qualidade menor.

Aliás, essa pode ser uma excelente oportunidade para você começar. Um ótimo exemplo disso, é este texto. 

Com essa seleção de cursos gratuitos online, você poderá de fato se aprimorar. Além disso, poderá também consumir cada vez mais os conteúdos que trazemos aqui!

Para todo o mercado financeiro, ter um público mais bem informado, que consome mais sobre o assunto, certamente se tornou um objetivo.

Isso porque essas pessoas acabam fortalecendo e ampliando este mercado. Afinal, após construírem um conhecimento mais estruturado sobre o tema, elas passam também a consumir outras soluções

Como escolher bons cursos gratuitos online sobre finanças pessoais


A escolha de bons conteúdos e materiais para aprender mais sobre finanças pessoais é essencial.

Nesse sentido, a primeira orientação é que você busque publicações sérias e com bastante critério, como é o caso do Dinheirama

Você também pode buscar por instituições do Sistema Financeiro Nacional. Como, por exemplo, o Banco Central e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

O crescimento da Educação financeira

Infelizmente, a crise causada pela pandemia afetou as finanças das pessoas. E esse foi um dos fatores que causaram o aumento da busca dos brasileiros por conteúdos sobre educação financeira

Muitos perderam parte ou toda a sua renda. Outros iniciaram seus próprios negócios e tantos outros acabaram se endividando.

E agora? Como aprender sobre um tema tão importante e necessário sem poder gastar e agravar ainda mais a situação? 

A busca por conteúdos online e cursos gratuitos sobre finanças foi a solução para esse impasse. Assim, é possível aprimorar sua educação financeira de forma rápida.

Muitas pessoas ainda consideram o tema chato, complicado ou distante da sua realidade. No entanto, aprender a cuidar da sua vida financeira é importante e necessário. 

Entender isso talvez não torne as coisas mais fáceis, mas aumentará sua consciência sobre o assunto.

Cursos gratuitos online sobre finanças - Dinheirama
Crédito: Pexels

7 cursos online e gratuitos sobre finanças pessoais

Se você já fez uma busca para aprender mais sobre finanças pessoais e educação financeira, se deparou com diversos cursos. Alguns deles pagos, mas muitos outros gratuitos, acertei?

Porém, com uma oferta tão grande de conteúdo, muitas pessoas acabam se perdendo. Fica difícil encontrar um material que faça sentido para elas. 

Por isso, decidimos reunir neste artigo 7 cursos gratuitos sobre finanças pessoais para que você possa começar hoje mesmo! Confira:

1. Gestão de Finanças Pessoais (Banco Central)

O curso aborda de forma lúdica o dia a dia de uma família brasileira. Assim, estimula um olhar diferente sobre situações financeiras do cotidiano e aborda conceitos básicos de gestão de finanças pessoais.

2. Como organizar o orçamento familiar (FGV)

Neste curso você aprende a:

  • Identificar seu perfil financeiro;
  • Planejar sua vida financeira; e
  • Se organizar em caso de endividamento.

A palavra aqui é se antecipar e criar um planejamento que esteja preparado para diversos cenários adversos que podem surgir.

3. Como Gastar Conscientemente (FGV)

O consumo por impulso e sem planejamento aparece como uma das principais causas de endividamento e descontrole financeiro.

Esse curso te ensinará por que você deve administrar o seu dinheiro. Além de como identificar se “precisa” ou “quer” de fato algo, quando deve comprar à vista ou a crédito.

E, por fim, se o consumo te faz feliz.

4. Fundamentos de Finanças (FGV)

Se você já administra bem suas finanças e quer dar um próximo passo em sua educação financeira, esse curso é o ideal. Você irá entender sobre a conceituação de finanças e geração de valor.

Além de conhecer a ampla visão sobre as funções de um gestor financeiro. E a importância dos conhecimentos financeiros para a vantagem competitiva das organizações;

5. Matemática Financeira Básica (CVM)

A CVM é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia do Brasil. Ela oferece cursos gratuitos sobre finanças pessoais como esse aqui.

Neste caso, você aprenderá conceitos introdutórios sobre o assunto.

O curso também dá exemplos práticos de como aplicá-los. Ou seja, você fica capacitado para lidar melhor com as situações do dia a dia e tomadas de decisão. 

6. Mercado financeiro de A a Z (ANBIMA)

Se você deseja se aprofundar mais no mercado financeiro, aposte nesse curso oferecido pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais).

Ele traz conteúdos sobre a estruturação do sistema financeiro nacional e políticas econômicas. Além de apresentar as características dos mercados financeiros e os riscos aplicados a ele. 

7. Mercado de renda fixa (ANBIMA)

Se o que você deseja é aprender mais sobre investimentos, comece aprendendo sobre renda fixa. Neste curso você aprenderá como funcionam os mercados de títulos públicos e privados e os principais aspectos destes papéis no mercado. 

Que show de conhecimento, não é mesmo? As instituições e cursos que listamos aqui são sérios, por isso, você pode confiar.

Os cursos abordam conteúdos relevantes, confiáveis e que passam desde o inicial, até conteúdos mais profundos e direcionados.

Assim, você consegue entender melhor sobre como cuidar das suas finanças. Ou ainda se inserir ou aprimorar seus investimentos no mercado financeiro

Outras formas de aprender

Pensou que acabou? Claro que não! Se você quer aprofundar seu conhecimento de outras formas, temos algumas outras sugestões para você.

  • Livros: muitos profissionais se dedicaram a estudar e publicar livros falando sobre finanças pessoais e educação financeira. Profissionais renomados como Gustavo Cerbasi, Vera Rita de Mello Ferreira e Conrado Navarro são algumas sugestões de autores. Os livros deles sobre finanças são alguns dos quais valem a pena você conhecer.
  • Vídeos curtos: outra forma de aprender como cuidar melhor das suas finanças são os vídeos disponíveis na internet. Você pode consumir conteúdos rápidos, práticos e transformadores. Eles te ajudarão na sua busca por conhecimento sobre finanças pessoais. E o melhor: tem diversas alternativas gratuitas.
  • Podcasts: Os podcasts são conteúdos que são consumidos por áudio. Para os momentos em que você está no trânsito, fazendo uma atividade do dia a dia ou mesmo estudando sobre o assunto. Acompanhar bons conteúdos oferecidos neste formato pode ser uma excelente alternativa para aprender e se aprimorar.
Cursos gratuitos online sobre finanças - Dinheirama
Crédito: Pexels

Conclusão: agora é com você!

Nunca tivemos tanto material e conteúdo disponível para aprendermos. Porém, também nunca tivemos uma rotina tão intensa e que nos exigisse tanta energia e dedicação. 

Acessar conteúdos se tornou muito mais acessível para uma parcela enorme da população. Todo o material indicado neste texto tem o intuito de facilitar sua decisão no momento de escolher os meios que vai utilizar para aprender.

A grande questão, no entanto, é: tudo depende de uma ação. Se você tiver todo esse material à sua disposição e não agir, nada disso terá qualquer efeito sobre a sua vida. 

Mesmo que você consuma tudo o que indicamos, se você não puser o que aprender em prática, nada vai adiantar.

Se você quer ter resultados diferentes na sua vida financeira, precisará entender que o único caminho é a ação. 

É preciso aprender conceitos de qualidade e aplicá-los no seu dia a dia. Assim como decidir cuidar melhor da saúde ou realizar qualquer outro objetivo.

Além de todos os portais e materiais que indicamos, você tem todo o conteúdo produzido pelo Dinheirama. 

Aqui, buscamos sempre tornar a educação financeira um assunto comum no seu dia a dia. Acredite, é menos complicado e distante do que algumas pessoas pensam que é.

Continue nos acompanhando para aprender sobre finanças, empreendedorismo, investimentos e muito mais! 

Se este conteúdo foi bacana para você, o indique para as pessoas que você acredita que também aprenderão com ele. Até a próxima ????.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.