A situação econômica do Brasil não está aquela maravilha e temos falado bastante disso por aqui. Além da alta dos juros, que faz com que tudo fique mais caro, a taxa de desemprego tem tido recordes históricos que não víamos desde 2012.

Em épocas de incertezas, é preciso ter algumas estratégias em mente e tomar atitudes para passar por essa onda sem afundar.

Por isso, a dica é não se acomodar e também não se desesperar. O importante é saber tomar atitudes conscientes de consumo, escolher bons investimentos e aprender a fazer outras atividades para ganhar um dinheiro extra.

Apesar de ser um momento de “apertar os cintos”, as pessoas precisam e continuam consumindo, principalmente quando falamos de alimentação, vestuário e celebração de momentos importantes, como a chegada de um filho, por exemplo.

E em vez de pensar “Mas quem vai comprar de mim ou contratar meus serviços?”, imagine que você pode oferecer algo mais barato do que uma loja ou empresa, com qualidade e um toque pessoal.

E para aprender a fazer bolos, preparar uma ceia de Natal ou editar vídeos de casamento, não é preciso sair de casa. Hoje há diversos cursos online que você pode fazer de acordo com a sua disponibilidade, e o melhor, sem custo!

O portal Eduk.com.br é uma excelente opção de ensino a distância, com diversas opções de cursos de tudo que você pode imaginar. Há uma seleção gratuita de cursos ao vivo e com reprise, além de planos de assinatura que liberam acesso a um número maior de cursos.

Ah, não se trata de um texto patrocinado pelo portal Eduk. Não, nós apenas achamos a ideia deles bem legal e a oferta de cursos muito interessante, o que merece ser compartilhado.

Leitura recomendada: 5 formas criativas de ganhar um dinheiro extra na crise

4 cursos gratuitos para ganhar um dinheiro extra na crise

Mas como estamos falando de aprender uma nova atividade sem gastar nada por isso, dá uma olhada em 4 opções grátis que selecionamos:

1. Panificação funcional, integral e zero açúcar

Os alimentos chamados funcionais são uma grande tendência atualmente. São aqueles que além das funções nutricionais básicas, oferecem efeitos benéficos à saúde.

Nesse curso, dado por uma nutricionista, você aprende desde a produção até a comercialização de pães integrais, além de confeitaria zero açúcar e sem glúten e lactose (como chocotones e broas), uma oportunidade de atender ao público com restrição alimentar.

O curso ao vivo acontece nos dias 26, 27 e 28 de novembro, das 14 às 17h, com reprise nos mesmos dias das 19h às 22h. Para garantir a sua vaga gratuita, clique neste link.

2. Ceia de natal

Para quem já manda bem na cozinha, essa é uma oportunidade de ouro! Quanta gente você conhece que sofre para organizar a ceia para todos os familiares que serão recebidos em casa? Isso sem falar que encomendar a ceia em restaurantes e padarias custa uma fortuna.

E é aí que está a sua chance de ter uma Natal bem farto, na mesa e no bolso! Neste curso, um chef irá ensinar mais de 25 opções de entradas, pratos principais e sobremesas saborosas.

O curso irá acontecer em dezembro e a nossa dica para você conquistar clientes é testar algumas receitas depois do curso e oferecer uma degustação para as pessoas próximas, como amigos, vizinhos etc. Assim você vai despertar o paladar e conquistar alguns clientes para garantir um bônus no fim do ano.

Se você não sabe quanto cobrar, nossa dica é: pegue alguns orçamentos em padarias do bairro e faça um valor um pouco mais baixo para você ganhar na competitividade. Garanta a sua vaga clicando aqui.

3. Fundamentos de edição com Adobe Premiere

Hoje em dia milhões de brasileiros passam mais tempo na internet assistindo a vídeos do que na frente da TV. Saber como editá-los para empresas que querem divulgar algum produto ou serviço ou para amigos é uma grande oportunidade para fazer uma grana extra.

Mesmo porque hoje em dia muitas empresas pequenas que não possuem condições para contratar agências, preferem contratar serviços de freelancers para ter um custo bem menor e conseguir se destacar nas redes sociais.

Outra dica é usar esse conhecimento para editar vídeos de eventos como festas de fim de ano (olha a oportunidade do momento!), aniversários e casamentos. O próximo curso ao vivo acontece no dia 30 de novembro. Para saber mais acesse este link.

4. Beleza de noivas: maquiagens e penteados para o grande dia

Se você gosta de maquiagem e é aquela que as amigas sempre pedem para dar aquele toque a mais no visual, esse curso é para você. Neste curso, um super maquiador e visagista ensina diferentes estilos de maquiagem e penteado para noivas de diversos estilos.

A grande sacada aqui é usar o curso para aprender técnicas que tornem a prática mais profissional. Assim, você pode ganhar dinheiro para fazer a maquiagem de amigas para eventos ou ocasiões importantes. Depois é só esperar o “boca a boca” e atender às indicações.

Afinal, um trabalho bem feito vai render fotos no Instagram e Facebook e com certeza vai ter gente querendo saber quem foi responsável! Você pode cobrar entre R$ 50,00 e R$ 100,00 por uma maquiagem mais elaborada. Que tal? Clique aqui para mais detalhes.

Agora é com você!

O portal EduK oferece diversos cursos além desses que sugerimos acima. E se você quer mesmo ter uma outra renda, só tem um jeito: correr atrás e criar suas próprias oportunidades.

Leitura recomendada: Crise econômica: oportunidade para quem quer ficar rico

Identifique o que você gosta de fazer, algo que você já tem uma certa facilidade e encontre as atividades relacionadas. Depois disso, aprimore e aprenda a apresentar um produto ou serviço para potenciais clientes.

Lembre-se que o seu cliente pode ser o seu amigo, um vizinho ou parente! Tenha em mente também que o seu conhecimento tem valor, basta você saber usá-lo a seu favor.

Foto “E-learning”, Shutterstock.

Daniella Gomes
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários