Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Finanças Pessoais 7 Dicas para cozinhar em casa, comer bem e economizar

7 Dicas para cozinhar em casa, comer bem e economizar

por Cristina Pizarro
3 min leitura
Dicas para cozinhar em casa, comer bem e economizar - mulher cozinhando

Cozinhar em casa pode ser ao mesmo tempo prazeroso e econômico.

Ouço uma reclamação geral: o supermercado está caríssimo! Contas de luz e água também, pela hora da morte. E estão mesmo bem caras. Só para provocar, fico pensando no valor delas em relação a outros gastos que temos como jantares, pedidos de delivery, roupas, sapatos, bolsas, salões de beleza e pet shops.

Finclass Vitalício Quadrado

Pegue sua conta de energia elétrica e a divida pelos dias do mês. Veja quanto custa por dia. Compare com outros gastos menos essenciais. Faça o mesmo com o supermercado. Pense quanto custa uma refeição fora de casa em comparação com uma compra semanal.

Dito isso, trago hoje dicas reais para quem quer cozinhar em casa, comer bem e economizar rios de dinheiro. Aviso que o leitor só encontrará aqui dicas que eu testei em minha vida. Nada de “plante temperinhos em uma hortinha na janela”, como se um saquinho de temperos fosse fazer grande diferença no orçamento doméstico.

Aprenda a juntar dinheiro: Abra sua conta gratuita na Grão (clique aqui)

7 Dicas para cozinhar em casa, comer bem e economizar

Vou passar dicas de uma mãe da vida real, que usa às vezes macarrão instantâneo, suco em pó e salsicha. Não me julgue. Não sou nutricionista, nem médica. Também não significa comer só alimentos de má qualidade, pelo contrário.

Geralmente o que é feito em casa, é feito com mais cuidado e higiene. E é o oposto de ser muquirana. Na compra tem espaço para um vinho, uma cerveja, chocolate, alimentos frescos e tudo mais que seu orçamento permitir.

1. Faça um planejamento simples e eficiente

Se você tem família, provavelmente a alimentação é um gasto bem substancial em seu orçamento. Planeje de forma realista as refeições e vá ao supermercado ciente que existirão dias em que você vai querer beber uma cerveja, dias em que vai precisar recorrer a uma refeição rápida e não tão saudável.

Finclass Vitalício Quadrado

Compre os itens que vocês usam, não os que vocês sonham em usar em uma vida ideal e utópica. De nada adianta planejar um cardápio lindo para jogar tudo fora na semana seguinte, pois os alimentos não se encaixavam na sua vida e rotina.

Coloque tudo na lista. Petiscos, doces, churrasco, bebidas. Mesmo a conta final assustando, não se compara ao gasto de comer fora.  Se precisar de ajuda para controlar seu dinheiro, baixe essa planilha gratuita de controle financeiro.

2. Tenha o mínimo de desenvoltura na cozinha

Procure aprender receitas simples. Use muito a panela de pressão, pergunte, pesquise e teste. Pergunte para as pessoas mais velhas e veja vídeos no YouTube.

Esqueça os programas em que as pessoas picam temperos com facas maravilhosas, usam ingredientes que nunca ouvimos falar e fazem parecer que cozinhar é um ato para heróis. Não é.

Cozinhar tem de ser um ato natural nas famílias. “Ah, mas não levo jeito…” Tudo bem, se o custo das refeições em restaurantes cabe em sua realidade.

3. Antes de estragar, congele

Atenção a tudo o que está em potes na sua geladeira. Antes que os alimentos estraguem, congele. O congelador é uma das invenções mais incríveis já realizadas e precisa ser aproveitado.

4. Faça porções maiores e congele ou guarde para outros dias

Do mesmo jeito que o planejamento para comprar os itens é importante, também faz sentido pensar na comida desta forma. Muitas receitas certamente serão mais práticas se forem feitas em maior quantidade e lá está o seu congelador para ser útil mais uma vez.

5. Permita-se “comer mal” de vez em quando

Se você tem crianças, trabalha muito e não tem ajuda nem dinheiro de sobra, renda-se a um suco, nuggets ou mesmo macarrão instantâneo de vez em quando. Todo mundo faz, a diferença é que ninguém fotografa para colocar no Instagram. Relaxe.

Leia também: 5 Hábitos para economizar e ser uma pessoa melhor

6. Use a sua cozinha

Certifique-se que todos os utensílios têm utilidade real e que você gosta e sabe usá-los. Não faz sentido ter tantas coisas, se nunca são usadas. Se a cozinha for um ambiente prático, fica bem mais fácil transitar com naturalidade.

7. Aventure-se mais

Experimente fazer bolos, pães e massas. É divertido, econômico e em algum momento pode se tornar inclusive uma fonte de renda extra. Veja o ato de cozinhar como uma maneira de aprender e exercitar novas habilidades, você vai se surpreender com os resultados.

Eu poderia ainda dizer para não esquecer da listinha ao ir às compras, preferir alimentos da estação, preparar marmitas para a semana, mas estamos cansados de ouvir essas dicas não é mesmo? Conta pra mim, o que você tem feito pra economizar na alimentação sem ser muquirana?

Foto: Pexels.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.