Os contratos futuros do café arábica na ICE subiram pela sexta sessão consecutiva nesta terça-feira, atingindo seu nível de preço mais alto em cinco semanas, à medida que os fundos continuaram a reduzir sua posição líquida vendida.
Café
O dezembro do café arábica subiu 2,3 centavos, ou 1,4%, para 1,6815 dólar por libra-peso, após atingir uma máxima de cinco semanas de 1,6885 dólar.
“Este mercado tem estado extremamente sobrevendido, com apenas os fundos vendendo. Com o primeiro dia de aviso se aproximando, bem como o vencimento das opções, eles (os fundos) começaram a cobrir posições e várias ordens foram acionadas”, disse um trader.
Os operadores disseram que os suprimentos próximos estavam escassos, com os contratos de dezembro se valorizando em relação aos de março nos últimos dias.
A recente alta nos preços, no entanto, tem levado a um aumento nas ofertas de venda de café arábica físico no Brasil, principalmente para embarque próximo.
O janeiro do café robusta caiu 33 dólares, ou 1,3%, para 2.493 dólares a tonelada.
Açúcar
O março do açúcar bruto subiu 0,2%, para 27,53 centavos por libra-peso.
Os negociantes disseram que a divulgação de dados sobre a produção de açúcar na importante região centro-sul do Brasil poderá fornecer um foco de curto prazo esta semana.
Uma pesquisa da S&P Global Commodity Insights colocou a produção de açúcar no centro-sul durante a primeira quinzena de outubro em 2,21 milhões de toneladas, um aumento de 19,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O levantamento apontou que as usinas perderam cinco dias de operação nesse período devido às chuvas.
O dezembro do açúcar branco subiu 0,4%, para 745,50 dólares a tonelada.