Wall Street fechou em baixa nesta quinta-feira, pressionado por ações de megacapitalização de tecnologia, enquanto investidores digeriam uma série de balanços trimestrais mistos e sinais de resiliência econômica dos Estados Unidos que podem incentivar o Federal Reserve a manter a taxa de juros em um nível restritivo por mais tempo do que o esperado.
Os três principais índices acionários dos EUA terminaram no território negativo, e todos permanecem encaminhados para quedas semanais.
O índice de tecnologia Nasdaq sofreu a maior queda percentual, pressionado pelo grupo das “sete magníficas” ações de megacapitalização, em face da orientação nebulosa para os lucros e do cenário de juros “mais altos por mais tempo”.
“Hoje, tudo gira em torno das ‘sete magníficas’ e não acho que haja nada que elas pudessem ter divulgado em termos de lucros que pudesse satisfazer as pessoas”, disse Scott Ladner, diretor de investimentos da Horizon Investments.
“Portanto, estamos vendo os investidores realizarem lucros e uma rotação para longe de tudo o que funcionou este ano para perto de tudo o que não funcionou.”
Uma série de dados robustos incluiu um salto trimestral anualizado de 4,9% no Produto Interno Bruto do terceiro trimestre, a leitura mais forte em quase dois anos, alimentando preocupações de investidores com a política monetária restritiva do Fed.
O Dow Jones (DJI) caiu 0,76%, para 32.784,3 pontos. O S&P 500 (SPX) perdeu 1,18%, para 4.137,23 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq (US100) recuou 1,76%, para 12.595,61 pontos.
Dos 11 principais setores do S&P 500, o de serviços de comunicação teve a maior perda percentual, em baixa de 2,6%, enquanto o de setor imobiliário teve o maior ganho, em alta de 2,2% na sessão.