Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Haddad diz esperar que Congresso aprove novo marco para seguros neste ano

Haddad diz esperar que Congresso aprove novo marco para seguros neste ano

Em fala durante o 3º Congresso Internacional de Direito do Seguro, em Brasília, Haddad ainda afirmou que o mercado de seguros tem toda a condição de crescer no país e que pode alavancar o mercado de capitais no futuro

por Reuters
3 min leitura
Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira que espera que um novo marco regulatório para o setor de seguros seja aprovado no Congresso até o fim do ano, apontando que o mercado segurador do Brasil possui um tamanho menor do que deveria em comparação com seus pares.

Finclass Vitalício Quadrado

Em fala durante o 3º Congresso Internacional de Direito do Seguro, em Brasília, Haddad afirmou que um novo marco pode “consolidar a jurisprudência” e trazer modernização para o setor, o que abriria “um novo cenário” para o desenvolvimento da indústria.

“Esse projeto de lei deve ser objeto das discussões que vão acontecer no Senado Federal nas próximas semanas e talvez até, com alguma esperança, ser votado na Câmara em caráter terminativo ainda esse ano ou no mais tardar começo do ano que vem”, disse Haddad.

O ministro ainda destacou que a Secretária de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda está se debruçando sobre o tema a seu pedido.

O projeto de lei 3555/2004, que regulamenta o mercado de seguros e foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2017, estava parado no Senado até março deste ano, quando foi desarquivado por determinação do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Em abril, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) foi designado como relator do PL na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Finclass Vitalício Quadrado

No evento, Haddad também disse acreditar que o mercado de seguros tem toda a condição de crescer no país, alavancando o mercado de capitais no futuro. Ele enfatizou que os recentes desastres climáticos, como os ciclones no Rio Grande do Sul e a seca no Amazonas, são fatores que fomentam a necessidade de um mercado segurador forte.

“Esse ano mesmo, nós vivemos situações dramáticas no Sul e no Norte do país. É uma quantidade enorme de problemas que podem ter no seguro a minimização dos riscos e a ampliação dos investimentos”, disse.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.