Finclass
Home Economia Autoridade do Fed vê rápida queda da inflação sem salto do desemprego

Autoridade do Fed vê rápida queda da inflação sem salto do desemprego

O desemprego nos EUA em outubro subiu de 3,8% para 3,9% no mês anterior

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Ann Saphir)

A inflação dos Estados Unidos está desacelerando no que poderia ser o ritmo mais rápido em pelo menos 40 anos, se não mais, com apenas um aumento limitado na taxa de desemprego, disse o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, nesta terça-feira.

Finclass

Goolsbee, em comentários preparadas para um evento do Clube Econômico de Detroit, disse que esse feito incomum nunca havia ocorrido nos EUA fora de uma guerra e está sendo impulsionado por uma recuperação na oferta após anos de apertos relacionados à Covid-19, um aumento na produtividade e expectativas de inflação bem ancoradas.

A maior queda em um ano não relacionada a uma guerra no índice de preços ao consumidor norte-americano no século passado foi uma baixa de mais de 4% de 1981 a 1982, disse ele, e em 2023 “podemos igualar ou até superar”, afirmou Goolsbee. “E podemos fazer isso com uma taxa de desemprego que nunca passa de 4%.”

O desemprego nos EUA em outubro subiu de 3,8% para 3,9% no mês anterior. Um relatório do Departamento do Trabalho dos EUA divulgado nesta terça-feira mostrou que o índice de preços ao consumidor subiu 3,2% em outubro em relação ao ano anterior, uma queda de mais de 3 pontos percentuais em relação a janeiro.

Embora alguns analistas alertem que o crescimento econômico de quase 5% no terceiro trimestre e os ganhos contínuos de emprego poderiam abrir caminho para a volta da inflação, os recentes desdobramentos positivos da oferta significam que “é possível ter números de grande sucesso sem aumentar as pressões inflacionárias”, afirmou ele.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.