A economia dos Estados Unidos cresceu mais rápido do que se pensava inicialmente no terceiro trimestre e pode ter um avanço “impressionante” de 2,5% em 2023.
O PIB aumentou a uma taxa anualizada de 5,2%, revisada para cima em relação ao ritmo de 4,9% informado anteriormente, disse o Departamento de Comércio em sua segunda estimativa do PIB do terceiro trimestre.
Esse foi o ritmo de expansão mais rápido desde o quarto trimestre de 2021.
“EUA caminha para fechar o ano com crescimento em torno de 2,5% (ante 1,9% de 2022), na contramão de tudo e todos. Realmente, impressionante”, analisa Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura.
Segundo ele, a abertura dos dados traz alguns pontos de atenção: a forte dependência dos gastos do governo, que avançaram 5,5% em termos anualizados, e o avanço dos estoques, que adicionaram 1,5% ao PIB.
Por outro lado, o comércio exterior foi bem e o investimento voltou ao terreno positivo, mesmo no segmento residencial.
“Além disso, a revisão para baixo dos números de inflação e a continuidade da convergência para a meta dão conforto para posição de espera do Federal Reserve”, analisa.
Margens de lucros
Jay H. Bryson, economista-chefe do Wells Fargo, ressalta que as margens de lucro em toda a economia também melhoraram durante o trimestre, num contexto de forte nível de procura final, compensando um ambiente de custos ainda elevado.
“A recuperação dos lucros pode apoiar o crescimento econômico, mas enquanto observarmos uma pressão renovada sobre as margens nos próximos trimestres, o número de funcionários e, portanto, o crescimento mais amplo poderão correr o risco de abrandar”, aponta.
Segundo ele, os riscos de recessão são elevados, mas ela está longe de ser um resultado certo, especialmente num ambiente de recuperação do crescimento dos lucros.