Os contratos futuros do café robusta na ICE atingiram seu maior nível em pelo menos 16 anos nesta segunda-feira, em meio a uma oferta restrita no principal produtor, o Vietnã, e a atrasos nas exportações.
Café
O contrato março de robusta fechou em alta de 92 dólares, ou 2,9%, a 3.220 dólares por tonelada, após tocar mais cedo 3.229 dólares, o maior valor desde janeiro de 2008, quando a forma atual do contrato começou a ser negociada.
Os ataques contínuos dos houthis no Mar Vermelho estão aumentando os preços ao atrasar envios de café robusta da Ásia para a Europa, disseram comerciantes, enquanto os agricultores do Vietnã continuam relutantes em vender.
O contrato março do café arábica subiu 3,8%, a 1,9225 dólar por libra-peso, atingindo o valor mais alto até agora neste ano, a 1,9315 dólar.
Açúcar
O contrato março do açúcar bruto recuou 0,07 centavo, ou 0,3%, a 23,50 centavos de dólar por libra-peso, após atingir o maior nível em cinco semanas na sexta-feira.
Os negociantes disseram que o clima nas áreas açucareiras do Brasil está sendo monitorado de perto, com chuvas até agora abaixo da média.
O contrato março do açúcar branco fechou quase estável a 663,00 dólares a tonelada.