Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Lula se reúne com Blinken após comentários sobre Gaza que irritaram Israel

Lula se reúne com Blinken após comentários sobre Gaza que irritaram Israel

O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, afirmou na terça-feira que Washington discorda dos comentários de Lula, mas se recusou a prever o que Blinken diria na reunião sobre o assunto

por Reuters
3 min leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o principal diplomata dos Estados Unidos, Antony Blinken, nesta quarta-feira, em meio a uma crise diplomática depois que Lula comparou a guerra de Israel em Gaza ao genocídio nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Finclass Vitalício Quadrado

Autoridades norte-americanas disseram esperar que Lula e Blinken tenham uma conversa sólida sobre questões de segurança global, incluindo o conflito em Gaza, desencadeado por ataques ao sul de Israel por militantes do Hamas em 7 de outubro.

Israel disse na segunda-feira que Lula não é bem-vindo em Israel até que recue nos comentários.

O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, afirmou na terça-feira que Washington discorda dos comentários de Lula, mas se recusou a prever o que Blinken diria na reunião sobre o assunto.

Os comentários de Lula foram feitos após sua visita ao Oriente Médio na semana passada e pouco antes de uma reunião de ministros das Relações Exteriores no Rio de Janeiro, como parte da presidência brasileira do G20.

Washington, que fornece a Israel apoio militar e diplomático, pede a Israel que proteja os civis, mas defende o direito de Israel de atacar os militantes do Hamas na Faixa de Gaza.

Finclass Vitalício Quadrado

Antes da viagem de Blinken à América do Sul, o secretário de Estado Adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos EUA, Brian Nichols, disse aos repórteres que o compartilhamento de ideias sobre o conflito em Gaza seria “crucial para a conversa” entre Lula e Blinken.

Os dois também discutirão os esforços para promover a democracia na Venezuela, uma parceria entre os EUA e o Brasil sobre os direitos dos trabalhadores e a cooperação na transição para a energia limpa, disse Nichols.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.