Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Comissão do Senado aprova convite para presidente da Petrobras explicar política de dividendos

Comissão do Senado aprova convite para presidente da Petrobras explicar política de dividendos

O pedido foi apresentado ao colegiado pelo senador Sergio Moro (União-PR)

por Reuters
3 min leitura
CEO da Petrobras, Jean Paul Prates (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira um convite para que o presidente da Petrobras (PETR3PETR4), Jean Paul Prates, explique a política de dividendos da petroleira.

Finclass Vitalício Quadrado

O pedido foi apresentado ao colegiado pelo senador Sergio Moro (União-PR) de forma extrapauta e aprovado simbolicamente pelos senadores. Por se tratar de convite, não há a obrigação de Prates de comparecer.

Procurada, a assessoria da Petrobras não respondeu de imediato a pedido de comentário.

Na semana passada, o conselho da Petrobras decidiu reter 100% dos cerca de 44 bilhões de reais possíveis de dividendos extraordinários, referente ao exercício de 2023, em uma reserva estatutária recém-criada pela companhia.

De acordo com duas fontes do governo, a decisão de não pagar dividendos extraordinários partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na reunião do conselho da Petrobras, o colegiado aprovou apenas a remuneração ordinária, no montante de 14,2 bilhões de reais, referente ao quarto trimestre, somando dividendos totais do exercício de 2023 de 72,4 bilhões de reais.

A Petrobras chegou a perder mais de 55 bilhões de reais em valor de mercado após frustrar investidores ao não anunciar os dividendos extras com a divulgação do resultado trimestral.

Finclass Vitalício Quadrado

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.