Home Empresas McKinsey teria ajudado a Purdue em marketing do OxyContin

McKinsey teria ajudado a Purdue em marketing do OxyContin

Empresa teria ajudado em estratégias de marketing para melhorar as vendas de analgésicos, que levaram a um vício generalizado

por Reuters
0 comentário

A McKinsey & Co está sendo investigada criminalmente nos Estados Unidos por acusações de que a consultoria teve um papel fundamental em alimentar a epidemia de opioides no País.

Promotores federais estão se concentrando no trabalho de aconselhamento da McKinsey à Purdue Pharma, fabricante do OxyContin, e a outras farmacêuticas, afirmaram três pessoas com conhecimento do assunto. 

A consultoria e o Departamento de Justiça dos EUA se recusaram a comentar. 

O inquérito é focado em determinar se a McKinsey envolveu-se em uma conspiração criminosa ao aconselhar a Purdue e outras farmacêuticas em estratégias de marketing para melhorar as vendas de analgésicos prescritos, que levaram a um vício generalizado e a overdoses fatais, segundo duas das fontes. 

Fraude

O Departamento de Justiça também está investigando se a McKinsey conspirou para cometer fraude na área de saúde, quando seu trabalho de consultoria para empresas que vendem opioides supostamente resultou em reivindicações fraudulentas feitas a programas do governo, como o Medicare, disseram. 

Os promotores também estão verificando se a McKinsey obstruiu a Justiça, em um inquérito relacionado à revelação da empresa de que demitiu dois sócios que comunicaram a exclusão de documentos relacionados a seus trabalhos com opioides, afirmaram as fontes. 

A investigação, aberta anos atrás, antes do início da pandemia global, envolve autoridades do Departamento de Justiça de escritórios em Washington, Massachusetts e Virginia, de acordo com as fontes. Os dois lados estão em discussões para resolver o inquérito, disse uma das pessoas ouvidas.  

Em 2019, a McKinsey afirmou que não aconselharia mais clientes de qualquer negócio relacionado aos opioides.

A Purdue não respondeu ao pedido por comentário em um primeiro momento.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.