Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Crescimento abaixo do esperado dos EUA pode ser revisado para cima e inflação vai diminuir, diz Yellen

Crescimento abaixo do esperado dos EUA pode ser revisado para cima e inflação vai diminuir, diz Yellen

"A economia dos EUA continua a ter um desempenho muito, muito bom", disse Yellen em uma entrevista

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Seth Wenig/Pool via REUTERS)

O crescimento econômico dos Estados Unidos no primeiro trimestre pode ser revisado para cima e a inflação cairá para níveis mais normais, disse à Reuters nesta quinta-feira a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, depois que um conjunto de fatores “peculiares” manteve a economia norte-americana em seu desempenho mais fraco em quase dois anos.

Finclass Vitalício Quadrado

“A economia dos EUA continua a ter um desempenho muito, muito bom”, disse Yellen em uma entrevista à Reuters, em resposta à estimativa inicial do Departamento de Comércio dos EUA para o Produto Interno Bruto do país de janeiro a março, substancialmente mais fraca do que o esperado.

APRENDA COMO MULTIPLICAR E PROTEGER SEU CAPITAL INVESTIDO POR MEIO DAS CRIPTOMOEDAS E ACELERE A SUA JORNADA RUMO À LIBERDADE FINANCEIRA

O relatório mostrou que a economia dos EUA cresceu a uma taxa anualizada de 1,6% — abaixo dos 2,4% estimados pelos economistas e menos da metade do ritmo no quarto trimestre de 2023 — graças a pressões substanciais do comércio e dos estoques privados.

“O que mais me chama a atenção é a força dos gastos do consumidor e dos gastos com investimentos”, disse Yellen. “Esses dois elementos da demanda final ficaram em linha com a taxa de crescimento do ano passado… portanto, essa é a força subjacente da economia dos EUA, que mostrou uma força robusta contínua e uma economia funcionando em todos os cilindros.”

“O número cheio ficou um pouco fora do esperado, mas por razões peculiares e não indicativas da força subjacente.”

O relatório do PIB também confirmou evidências anteriores de que o progresso na redução da inflação foi prejudicado nos primeiros três meses do ano. Yellen, no entanto, disse que não vê isso como uma indicação de que outras áreas da economia — o mercado de trabalho em particular — precisem enfraquecer para que a inflação volte à meta de 2% do Fed.

Finclass Vitalício Quadrado

“Para mim, os dados dizem que estamos em uma trajetória descendente para a inflação”, disse.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.