Finclass Vitalício Topo Desktop
Home EconomiaAgronegócio Cacau supera US$ 10 mil com piora na oferta

Cacau supera US$ 10 mil com piora na oferta

O preço do cacau mais do que dobrou este ano e agora é mais caro do que muitos metais

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Freepik/@wirestock)

Os preços mundiais do cacau voltaram a subir acima de 10.000 dólares por tonelada nesta quinta-feira, caminhando em direção aos valores recordes do ano, à medida que a crise de abastecimento da indústria de chocolate piorou depois que o principal produtor, a Costa do Marfim, suspendeu as exportações de grãos para junho e as vendas antecipadas para a próxima temporada.

Finclass Vitalício Quadrado

A notícia veio um dia depois de relatos de que Gana, o segundo maior produtor mundial da matéria-prima do chocolate, está procurando adiar a entrega de até 350.000 toneladas métricas para a próxima temporada devido a colheitas ruins.

O preço do cacau mais do que dobrou este ano e agora é mais caro do que muitos metais.

O contrato setembro do cacau em Nova York atingiu mais cedo um pico de seis semanas de 10.308 dólares a tonelada e fechou em alta de 2,6%, a 10.110 dólares a tonelada.

“É um problema enorme, a Costa do Marfim e Gana estão 30% abaixo do ano passado em termos de tamanho da safra. Ninguém sabe como compensar o cacau que está faltando, não há grãos suficientes no curto prazo para abastecer o mercado”, disse um negociante.

Fontes disseram à Reuters anteriormente que a Costa do Marfim suspendeu a compra e a exportação de cacau para junho em uma tentativa de manter estoque suficiente para os processadores locais que ficaram sem grãos para manter suas fábricas em funcionamento.

Finclass Vitalício Quadrado

Eles acrescentaram que a proibição pode ser estendida para além de junho e que abrange multinacionais como a Cargill, Barry Callebaut, CEMOI e Olam, o que significa que as fábricas europeias que aguardam os grãos da Costa do Marfim terão que recorrer a outras fontes.

Enquanto isso, o maior produtor de cacau do mundo também suspendeu as vendas da próxima temporada enquanto aguarda mais clareza sobre a produção esperada.

O déficit de produção da atual temporada fez com que a Costa do Marfim vendesse em excesso a safra principal de outubro a março de 2023/24, forçando-a a rolar contratos de 150.000 toneladas de grãos para a atual safra intermediária.

O cacau em Londres atingiu uma máxima de seis semanas, de 8.299 libras por tonelada, e fechou em alta de 3,8%, a 8.222 por tonelada.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.