Os preços de importados nos Estados Unidos caíram inesperadamente em maio em meio aos preços mais baixos dos produtos de energia, dando outro impulso às perspectivas de inflação doméstica.
Os preços de importados caíram 0,4% no mês passado, após alta de 0,9% em abril, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira. Essa foi a primeira queda desde dezembro.
Economistas consultados pela Reuters esperavam que os preços de importados, que excluem as tarifas, tivessem um aumento de 0,1%. Nos 12 meses até maio, os preços aumentaram 1,1%, igualando o aumento de abril.
Dados desta semana mostraram uma inflação controlada em maio, com a queda dos preços de energia. Na quarta-feira, o Federal Reserve manteve sua taxa de juros de referência na faixa atual de 5,25% a 5,50%, onde está desde julho passado.
As autoridades do banco central dos EUA adiaram o início dos cortes nos juros para talvez dezembro, projetando apenas uma única redução de 0,25 ponto percentual para este ano.
Economistas e os mercados financeiros continuam otimistas de que o Fed iniciará seu ciclo de afrouxamento em setembro e reduzirá os custos dos empréstimos duas vezes.