Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Relator da reforma tributária no Senado propõe trava constitucional para aumento da carga de impostos

Relator da reforma tributária no Senado propõe trava constitucional para aumento da carga de impostos

Falando nesta terça-feira na CCJ antes da intervenção de Braga, Appy mostrou números apontando para uma redução da taxação efetiva com a reforma.

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), defendeu nesta terça-feira a aprovação de travas para o crescimento da carga tributária do país, propondo que esses limites sejam fixados na própria Constituição, como uma contribuição “fundamental” do Senado à reforma.

Finclass Vitalício Quadrado

“Não há nenhuma garantia econométrica de que nós não teremos aumento da carga tributária se nós não garantirmos isso, limitação do poder tributário, na Constituição”, disse Braga em audiência sobre a reforma na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

“Portanto acho que é preciso ter travas no poder da carga tributária. Como fazer isso de forma equilibrada, responsável, constitucional, é o desafio que o Congresso Nacional terá e é o desafio que o nosso Senado da República terá para contribuir.”

Braga também afirmou que a neutralidade da reforma deve ser garantida e que isso seria uma “contribuição fundamental” do Senado.

Na segunda-feira, em evento da Fiesp, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu a fixação de um teto para a alíquota do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) que será estabelecido pela reforma tributária em substituição a tributos federais, estadual e municipal.

O secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, que estava presente no evento da Fiesp, disse na ocasião ver a proposta com “muita preocupação”, ponderando que a reforma visa dar autonomia aos Estados e municípios. Ele assegurou que a reforma não elevará a carga tributária.

Finclass Vitalício Quadrado

Falando nesta terça-feira na CCJ antes da intervenção de Braga, Appy mostrou números apontando para uma redução da taxação efetiva com a reforma.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.