Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Esportes A carreira de Neymar, novo atacante do Al-Hilal

A carreira de Neymar, novo atacante do Al-Hilal

Neymar chegou ao Santos em 2003 e, aos 14 anos, fez um teste no Real Madrid, mas seu pai decidiu que o jogador deveria permanecer no Brasil

por Reuters
3 min leitura
Neymar Al-Hilal 2

Veja abaixo fatos sobre o atacante Neymar, que assinou nesta terça-feira com o clube saudita Al-Hilal, em negociação de aproximadamente 90 milhões de euros, depois de seis temporadas atuando pelo Paris Saint-Germain.

Finclass Vitalício Quadrado

Nome completo: Neymar da Silva Santos Jr.

Data de Nascimento: 5 de fevereiro de 1992

COMEÇO DA CARREIRA

* Jogou nas categorias de base da Portuguesa Santista.

* Chegou ao Santos em 2003. Aos 14 anos, fez um teste no Real Madrid, mas seu pai decidiu que o jogador deveria permanecer no Brasil.

Finclass Vitalício Quadrado

SANTOS (2009-2013)

* Assinou seu primeiro contrato profissional com o Santos em 2009 e estreou no profissional aos 17 anos, em partida pelo Campeonato Paulista. Marcou seu primeiro gol no time principal em sua terceira partida.

* Na primeira temporada pelo time, jogou 33 vezes e marcou 10 gols.

* Marcou 42 gols em 60 partidas em 2010, pelo Santos. Naquele ano, o clube ganhou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.

* Marcou 6 gols na Copa Libertadores de 2011, quando o Santos venceu o torneio pela primeira vez desde 1963.

* Em 2011, ganhou o Prêmio Puskas da Fifa de gol mais bonito do ano, marcado contra o Flamengo. Também foi eleito o melhor jogador sul-americano da temporada.

* Marcou seu centésimo gol em 2012 e novamente foi escolhido o melhor jogador do continente.

* Disputou sua última temporada pelo Santos em 2013 e se transferiu para o Barcelona em maio daquele ano.

BARCELONA (2013-2107)

* Assinou um contrato de cinco anos, em negociação avaliada em 57 milhões de euros.

* Estreou na primeira partida da temporada 2013-2014 do Campeonato Espanhol, marcando seu primeiro gol três dias depois, na disputa da Supercopa contra o Atlético de Madri. O Barcelona conquistou o título devido ao seu gol fora de casa.

* Na temporada 2014-2015, Neymar venceu o triplete com o Barcelona, tornando-se campeão do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei e da Liga dos Campeões da Uefa. O brasileiro marcou 39 gols, incluindo um na final do torneio continental, quando o Barça venceu a Juventus por 3 x 1.

* Em suas quatro temporadas pela equipe espanhola, o brasileiro conquistou dois Campeonatos Espanhóis, uma Liga dos Campeões, três Copas do Rei e um Mundial de Clubes. Foram 105 gols em 186 partidas.

* Em agosto de 2017, o Barcelona anunciou que a equipe jurídica de Neymar pagou a multa rescisória de 222 milhões de euros para que ele se transferisse para o PSG, na negociação mais cara da história do futebol até então.

PSG (2017-2023)

Chegou ao PSG em agosto de 2017 e assinou um contrato de cinco anos. Marcou 28 gols em 30 partidas na primeira temporada, ajudando o clube a vencer três torneios nacionais. Contudo, fraturou o pé direito em fevereiro e perdeu o restante da temporada.

* A Uefa o suspendeu por três partidas em março de 2019 devido a uma publicação no Instagram em que ele insultava árbitros de vídeo por terem marcado um pênalti a favor do Manchester United na partida que eliminou o PSG da Liga dos Campeões.

* Neymar se envolveu em mais uma polêmica um mês depois, ao aparecer em um vídeo em que aparentemente dava um soco em um torcedor depois de o PSG perder a final da Copa da França para o Rennes.

* Na temporada 2019-2020, conquistou seu terceiro título francês pelo PSG, mas a equipe perdeu a final da Liga dos Campeões da Uefa para o Bayern de Munique.

* Na temporada seguinte, o atacante se tornou o jogador que chegou mais rápido à marca de 50 gols pelo PSG, tendo alcançado o feito em apenas 58 partidas. Mesmo assim, o clube foi apenas vice-campeão nacional.

* Em maio de 2021, assinou uma renovação do seu contrato até 2025. Marcou o 400º gol da carreira em novembro, e o PSG se tornou decacampeão francês na temporada 2021-2022.

* Venceu o Campeonato Francês pela quinta vez com o PSG na temporada 2022-2023, mas novamente parou de jogar antes do fim dela, devido a uma cirurgia no tornozelo, em março deste ano.

* Torcedores do PSG se aglomeraram do lado de fora de sua casa em maio, pedindo sua saída do clube.

* Neymar marcou 118 gols em 173 partidas pelo PSG, tendo vencido 13 torneios, todos nacionais.

SELEÇÃO BRASILEIRA (2010-presente)

* Marcou seu primeiro gol pela seleção quando tinha 18 anos, em um amistoso contra os Estados Unidos, em 2010. Esteve também na equipe brasileira que foi vice-campeã olímpica em 2012.

* Venceu a Copa das Confederações de 2013, em uma campanha na qual marcou quatro gols e foi escolhido como o melhor jogador do torneio.

* Jogou sua primeira Copa do Mundo em 2014, em casa. Marcou quatro gols antes de fraturar uma vértebra na partida de quartas-de-final, contra a Colômbia. Assistiu ao restante do torneio do banco.

* Foi escolhido capitão da seleção brasileira pelo então técnico Dunga em 2014.

* Foi o capitão da equipe que ganhou o primeiro ouro olímpico do futebol brasileiro, na Rio-2016. Converteu o pênalti decisivo na final contra a Alemanha.

* Marcou dois gols na Copa do Mundo de 2018, quando o Brasil foi eliminado pela Bélgica nas quartas-de-final.

* Igualou o recorde de gols pela seleção brasileira, pertencente a Pelé, ao fazer o seu 77º pela equipe nacional durante a Copa do Mundo de 2022. Apesar de ter feito o gol do Brasil nas quartas-de-final, contra a Croácia, a seleção foi eliminada nos pênaltis.

* Marcou 77 gols em 124 jogos pela seleção.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.