Home Esportes A carreira de Neymar, novo atacante do Al-Hilal

A carreira de Neymar, novo atacante do Al-Hilal

Neymar chegou ao Santos em 2003 e, aos 14 anos, fez um teste no Real Madrid, mas seu pai decidiu que o jogador deveria permanecer no Brasil

por Reuters
0 coment√°rio

Veja abaixo fatos sobre o atacante Neymar, que assinou nesta ter√ßa-feira com o clube saudita Al-Hilal, em negocia√ß√£o de aproximadamente 90 milh√Ķes de euros, depois de seis temporadas atuando pelo Paris Saint-Germain.

Nome completo: Neymar da Silva Santos Jr.

Data de Nascimento: 5 de fevereiro de 1992

COMEÇO DA CARREIRA

* Jogou nas categorias de base da Portuguesa Santista.

* Chegou ao Santos em 2003. Aos 14 anos, fez um teste no Real Madrid, mas seu pai decidiu que o jogador deveria permanecer no Brasil.

SANTOS (2009-2013)

* Assinou seu primeiro contrato profissional com o Santos em 2009 e estreou no profissional aos 17 anos, em partida pelo Campeonato Paulista. Marcou seu primeiro gol no time principal em sua terceira partida.

* Na primeira temporada pelo time, jogou 33 vezes e marcou 10 gols.

* Marcou 42 gols em 60 partidas em 2010, pelo Santos. Naquele ano, o clube ganhou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.

* Marcou 6 gols na Copa Libertadores de 2011, quando o Santos venceu o torneio pela primeira vez desde 1963.

* Em 2011, ganhou o Prêmio Puskas da Fifa de gol mais bonito do ano, marcado contra o Flamengo. Também foi eleito o melhor jogador sul-americano da temporada.

* Marcou seu centésimo gol em 2012 e novamente foi escolhido o melhor jogador do continente.

* Disputou sua √ļltima temporada pelo Santos em 2013 e se transferiu para o Barcelona em maio daquele ano.

BARCELONA (2013-2107)

* Assinou um contrato de cinco anos, em negocia√ß√£o avaliada em 57 milh√Ķes de euros.

* Estreou na primeira partida da temporada 2013-2014 do Campeonato Espanhol, marcando seu primeiro gol três dias depois, na disputa da Supercopa contra o Atlético de Madri. O Barcelona conquistou o título devido ao seu gol fora de casa.

* Na temporada 2014-2015, Neymar venceu o triplete com o Barcelona, tornando-se campe√£o do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei e da Liga dos Campe√Ķes da Uefa. O brasileiro marcou 39 gols, incluindo um na final do torneio continental, quando o Bar√ßa venceu a Juventus por 3 x 1.

* Em suas quatro temporadas pela equipe espanhola, o brasileiro conquistou dois Campeonatos Espanh√≥is, uma Liga dos Campe√Ķes, tr√™s Copas do Rei e um Mundial de Clubes. Foram 105 gols em 186 partidas.

* Em agosto de 2017, o Barcelona anunciou que a equipe jur√≠dica de Neymar pagou a multa rescis√≥ria de 222 milh√Ķes de euros para que ele se transferisse para o PSG, na negocia√ß√£o mais cara da hist√≥ria do futebol at√© ent√£o.

PSG (2017-2023)

Chegou ao PSG em agosto de 2017 e assinou um contrato de cinco anos. Marcou 28 gols em 30 partidas na primeira temporada, ajudando o clube a vencer três torneios nacionais. Contudo, fraturou o pé direito em fevereiro e perdeu o restante da temporada.

* A Uefa o suspendeu por tr√™s partidas em mar√ßo de 2019 devido a uma publica√ß√£o no Instagram em que ele insultava √°rbitros de v√≠deo por terem marcado um p√™nalti a favor do Manchester United na partida que eliminou o PSG da Liga dos Campe√Ķes.

* Neymar se envolveu em mais uma polêmica um mês depois, ao aparecer em um vídeo em que aparentemente dava um soco em um torcedor depois de o PSG perder a final da Copa da França para o Rennes.

* Na temporada 2019-2020, conquistou seu terceiro t√≠tulo franc√™s pelo PSG, mas a equipe perdeu a final da Liga dos Campe√Ķes da Uefa para o Bayern de Munique.

* Na temporada seguinte, o atacante se tornou o jogador que chegou mais rápido à marca de 50 gols pelo PSG, tendo alcançado o feito em apenas 58 partidas. Mesmo assim, o clube foi apenas vice-campeão nacional.

* Em maio de 2021, assinou uma renova√ß√£o do seu contrato at√© 2025. Marcou o 400¬ļ gol da carreira em novembro, e o PSG se tornou decacampe√£o franc√™s na temporada 2021-2022.

* Venceu o Campeonato Francês pela quinta vez com o PSG na temporada 2022-2023, mas novamente parou de jogar antes do fim dela, devido a uma cirurgia no tornozelo, em março deste ano.

* Torcedores do PSG se aglomeraram do lado de fora de sua casa em maio, pedindo sua saída do clube.

* Neymar marcou 118 gols em 173 partidas pelo PSG, tendo vencido 13 torneios, todos nacionais.

SELEÇÃO BRASILEIRA (2010-presente)

* Marcou seu primeiro gol pela seleção quando tinha 18 anos, em um amistoso contra os Estados Unidos, em 2010. Esteve também na equipe brasileira que foi vice-campeã olímpica em 2012.

* Venceu a Copa das Confedera√ß√Ķes de 2013, em uma campanha na qual marcou quatro gols e foi escolhido como o melhor jogador do torneio.

* Jogou sua primeira Copa do Mundo em 2014, em casa. Marcou quatro gols antes de fraturar uma v√©rtebra na partida de quartas-de-final, contra a Col√īmbia. Assistiu ao restante do torneio do banco.

* Foi escolhido capitão da seleção brasileira pelo então técnico Dunga em 2014.

* Foi o capitão da equipe que ganhou o primeiro ouro olímpico do futebol brasileiro, na Rio-2016. Converteu o pênalti decisivo na final contra a Alemanha.

* Marcou dois gols na Copa do Mundo de 2018, quando o Brasil foi eliminado pela Bélgica nas quartas-de-final.

* Igualou o recorde de gols pela sele√ß√£o brasileira, pertencente a Pel√©, ao fazer o seu 77¬ļ pela equipe nacional durante a Copa do Mundo de 2022. Apesar de ter feito o gol do Brasil nas quartas-de-final, contra a Cro√°cia, a sele√ß√£o foi eliminada nos p√™naltis.

* Marcou 77 gols em 124 jogos pela seleção.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.