Brasil
O futuro da bolsa brasileira amanhece esta quinta-feira em alta. Ontem, o preço do dólar quase atingiu a casa dos R$ 5,70. Entretanto, ontem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o presidente do Brasil determinou que seja cumprido o arcabouço fiscal e anunciou o corte de R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias.
Segundo o ministro, os cortes virão de “pente-fino” realizado em gastos com benefícios sociais, ou seja, serão feitas perícias para descobrirem quais segurados não precisam mais dos benefícios que recebem.
Por fim, o presidente buscou reforçar que o país “jamais será irresponsável do ponto de vista fiscal”, o que aparentemente trouxe alívio para o mercado.
EUA
Hoje, as bolsas americanas encontram-se fechadas devido ao feriado de 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos. Ontem, a bolsa fechou às 13h, com Nasdaq e S&P 500 renovando máximas histórias após o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, que disse que a inflação está voltando a níveis aceitáveis.
Entretanto, a ata da última reunião de política monetária do Fed de junho sugere que seus dirigentes acreditam que os dados ainda não mostraram que a pressão sobre os preços esteja em trajetória de queda sustentável.
Amanhã, será divulgado o Payroll – Relatório de Emprego não-agrícola nos Estados Unidos, relatório importante que pode dar pistas sobre a trajetória da inflação.
Ásia
As principais bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quinta-feira. Enquanto os índices de Taiwan e do Japão renovaram máximas históricas, as bolsas chinesas seguem em direções mistas.
Na China doméstica, as bolsam continuam pressionados devido a ações dos setores de consumo e imobiliário, mesmo com os estímulos recentes divulgados pelo governo chinês, o que fez com o que os contratos de minério de ferro subissem nas últimas semanas.
Europa
as principais bolsas europeias operam em alta pela manhã. Em dia de poucos dados econômicos relevantes, os investidores estarão de olho nas eleições gerais que acontecerão no Reino Unido.
(Por Ted Duarte)