Brasil
O futuro da bolsa brasileira abre em queda nesta quinta-feira. O mercado local volta sua atenção para a divulgação dos dados do varejo no mês de maio, com previsão do consenso LSEG de baixa de 0,9% na base mensal e de alta de 4% na base anual.
A Câmara dos Deputados aprovou, na véspera, o parecer para o projeto de lei complementar que trata da regulamentação da reforma tributária dos impostos sobre o consumo. Agora a proposta segue agora para o Senado Federal.
EUA
Os futuros americanos operam em baixa após dias de alta, com exceção do futuro da Nasdaq, que continua operando com alta. A atenção de hoje volta-se principalmente à divulgação do CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês). A projeção do consenso LSEG é de alta de 0,1% na comparação mensal e de 3,1% na base anual. O dado vindo em linha ou abaixo do esperado pode consolidar as expectativas de que o Fed, banco central americano, cortará a taxa de juros nos próximos meses.
Além disso, também é aguardado a divulgação de seguro-desemprego semanal, com previsão de 236 mil pedidos.
Ásia
As principais bolsas asiáticas fecharam em alta, puxadas principalmente por ações de semicondutores e medidas para o mercado imobiliário chinês após decisão da comissão reguladora de valores mobiliários do país de reforçar os controles sobre vendas a descoberto e outras negociações.
Europa
Os principais mercados europeus operam com alta, enquanto o mercado lobal aguarda a divulgação da inflação ao consumidor nos Estados Unidos.
No Reino Unido, a economia cresceu 0,4% em maio, recuperando-se do crescimento zero em abril e superando a previsão de 0,2%.
(Por Ted Duarte)