Home Empresas Ação da Zamp desaba 9% após proposta de aumento de capital

Ação da Zamp desaba 9% após proposta de aumento de capital

Nesta segunda-feira, por volta das 14h40, os papéis da companhia perdiam 9,46%, a 3,54 reais cada

por Reuters
0 comentário

As ações da Zamp (ZAMP3) recuavam mais de 9% nesta segunda-feira, após a companhia anunciar na sexta-feira proposta para aumento de capital de, no mínimo, 268,9 milhões e, no máximo, 450 milhões de reais.

Acionistas da operadora das marcas Burger King e Popeyes no Brasil irão decidir sobre o aumento de capital em assembleia geral extraordinária marcada para 26 de julho.

Sob a proposta, o preço de emissão por ação da Zamp seria de 3,42 reais. Nesta segunda-feira, por volta das 14h40, os papéis da companhia perdiam 9,46%, a 3,54 reais cada.

Para analistas do Bradesco BBI, o aumento de capital é um “movimento necessário” para a nova estratégia da Zamp e sugere que ela pode sentir alguma pressão de curto prazo na integração da Starbucks, cujos direitos de operação no país foram recentemente adquiridos da SouthRock, em recuperação judicial.

Contudo, apesar de ter uma visão positiva no longo prazo para a empresa, eles mantiveram a recomendação “neutra” para a ação, preferindo esperar até que haja “melhor visibilidade dos acionistas controladores sobre as metas de expansão inorgânica” e maior certeza sobre previsões dos resultados de 2024 e 2025.

A Zamp disse que pretende utilizar os recursos para “fazer frente aos compromissos assumidos pela companhia em relação à sua estratégia de crescimento, dando continuidade aos seus planos de expansão orgânica”.

Loja do Burger King no Shopping Interlagos (Imagem: André Torres/Dinheirama)
Loja do Burger King no Shopping Interlagos (Imagem: André Torres/Dinheirama)

Isso, de acordo com o grupo, inclui a abertura de novas lojas Burger King e/ou modernização das existentes, aquisição de determinados bens e direitos de operações das lojas Starbucks no Brasil, além da avaliação de novas oportunidades e a otimização da estrutura de capital e a desalavancagem da companhia.

A analista de varejo Caroline Sanchez, da Levante Inside Corp, também destacou que a emissão de novas ações pode gerar a diluição da participação dos acionistas, o ajuda a explicar a forte queda das ações nesta sessão.

E acrescentou que, embora a Zamp tenha apresentado uma estratégia de crescimento ambiciosa, a emissão de novas ações pode ter causado desconfiança entre os investidores, levando a essa reação negativa no mercado.

Analistas do Itaú BBA reduziram preço-alvo do papel de 7 reais para 6 reais, com manutenção de “outperform”, citando justamente dúvidas em relação à estratégia da empresa para a marca Starbucks e à sustentabilidade das atividades promocionais na plataforma central do Burger King no futuro.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.