Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Mercados Ações europeias sobem após corte de juros do BCE

Ações europeias sobem após corte de juros do BCE

As ações europeias fecharam em alta nesta quinta-feira, impulsionadas por ações do setor bancário

por Reuters
3 min leitura
Ações europeias

As ações europeias fecharam em alta nesta quinta-feira, impulsionadas por ações do setor bancário, de tecnologia e de saúde, embora tenham terminado abaixo dos picos da sessão, depois que o Banco Central Europeu (BCE) cortou os custos de empréstimo pela primeira vez desde 2019, mas deixou incerto o cronograma de futuros movimentos.

Finclass Vitalício Quadrado

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,68%, a 524,75 pontos, mas recuou em relação aos níveis recordes atingidos mais cedo.

O BCE prosseguiu com seu primeiro corte nos juros desde 2019, citando o progresso no combate à inflação, mesmo reconhecendo que a luta estava longe de terminar.

“Indiscutivelmente, o BCE foi encurralado para um corte na taxa de depósito hoje, o que reduziu um pouco sua credibilidade em relação à ‘dependência de dados'”, disse Janet Mui, chefe de análise de mercado da gestora de patrimônio RBC Brewin Dolphin.

“De modo geral, é provável que haja mais cortes nos juros neste ciclo, uma vez que a desinflação fez um enorme progresso e deve continuar, mas é difícil identificar a trajetória dos cortes na taxa de depósito, uma vez que o crescimento econômico está novamente em uma base melhor.”

Nas novas projeções, o BCE disse esperar que a inflação fique em uma média de 2,2% em 2025 — acima da estimativa anterior de 2,0%, o que significa que a inflação agora está se mantendo acima da meta de 2% do banco central até o próximo ano.

BCE
(Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay/File Photo)

As instituições financeiras lideraram os ganhos setoriais, com alta de 1,7%, enquanto o setor de saúde foi outro impulso, avançando 1,4%. Já as ações de tecnologia subiram 1,2%, mantendo-se perto de seu maior nível desde dezembro de 2000.

Finclass Vitalício Quadrado

Enquanto isso, os setores sensíveis aos juros, como os de serviços públicos e imobiliário, estiveram entre os de pior desempenho, com queda de 0,9% e 0,6%, respectivamente.

Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,47%, a 8.285,34 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,41%, a 18.652,67 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,42%, a 8.040,12 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,95%, a 34.834,30 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,80%, a 11.444,00 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,24%, a 6.814,45 pontos.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.