Home Finanças PessoaisInvestimentos Ano Novo: 4 Oportunidades para Ficar Mais Rico em 2015

Ano Novo: 4 Oportunidades para Ficar Mais Rico em 2015

por Ricardo Pereira
3 min leitura
Economia Digital e Internet: de volta ao básico

O final do ano se aproxima e oferece às pessoas a chance de recomeçar. É verdade que alguns problemas resultantes de más escolhas feitas durante os últimos tempos não podem (nem devem) ser esquecidas, mas o ambiente de renovação do Ano Novo é uma grande oportunidade de fazer mais e melhor e em alguns casos de forma diferente.

Não é segredo para quem acompanha o Dinheirama que a economia do país passa por um momento extremamente desafiador: a maioria dos analistas com quem conversei acredita que alguns desdobramentos serão inevitáveis, como a inflação alta, chances reais de elevação do número de desempregados e crédito ainda mais caro e difícil.

Após a apresentação da nova equipe econômica, depois de um certo momento de expectativa positiva. o mercado passou a enxergar mais dúvidas e incertezas. O ambiente externo pouco favorável na China e os escândalos na Petrobras colaboraram para elevar o pessimismo e o mau humor de todos.

Leitura sugerida: O que podemos esperar da próxima equipe econômica

4 oportunidades para ficar mais rico em 2015

Separei neste texto quatro oportunidades de aumentar seu patrimônio em 2015. Acompanhe:

Oportunidade 1: Bolsa de Valores

Acredito piamente que crises são grandes oportunidades, e elas estão espalhadas por vários lados. Podemos começar por onde ela parece ter chegado e se alojado mais fortemente: na bolsa de valores.

A bolsa de valores é o primeiro lugar onde a volatilidade mostra a desconfiança das pessoas no destino do país. Uma análise fria e consistente mostra que os investidores da bolsa que conseguem investir e manter suas posições por períodos maiores conseguem bons retornos.

A hora de investir é quando o mercado está em baixa, e as crises são excelentes oportunidades para isso, afinal existem ótimas empresas e setores que no médio e longo prazo poderão se valorizar.

O investidor de bolsa precisa lembrar da característica do investimento e do próprio perfil. Portanto, nada de investir agora se vai precisar do dinheiro nos próximos meses ou até mesmo nos próximos 2-5 anos. Pense nas oportunidades de longo prazo e invista apenas parte do seu dinheiro.

Leitura sugerida: Bolsa de Valores: Cuidado ao Aplicar depois de Fortes Altas

Oportunidade 2: Renda Fixa

Os juros básicos da economia (Selic) alcançaram 11,75% ao ano após a última reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, a maior taxa dos últimos três anos. O investidor pode (e deve) aproveitar os juros altos para colher bons resultados nos produtos de renda fixa.

Veja esse gráfico, criado pelo jornal “Folha de São Paulo” a partir de dados da Anefac:

Gráfico comparativo

Está claro que os fundos de renda fixa oferecem melhor desempenho na maior parte das vezes quando comparados com a caderneta de poupança (investimento mais popular do Brasil). Os números ficam melhores na medida em que a taxa de administração fica abaixo de 2% ao ano.

Os títulos públicos (Tesouro Direto) também são excelentes alternativas para o investidor que busca boas oportunidades na renda fixa. A chance de investir e ter um prêmio considerável acima da inflação é algo extremamente interessante e disponível aqui no Brasil para quem investe na NTN-B Principal. Quem quer seguir a Selic pode optar por investir nas LFTs.

Se você ficou confuso com o Tesouro Direto, sugiro a leitura dos especiais que fizemos no Dinheirama sobre o assunto.

Leitura sugerida: Tesouro Direto: como investir, rentabilidade, vantagens e características

Oportunidade 3: Ficar atento a pechinchas

Enquanto algumas pessoas se preparam para atravessar períodos de crise, a grande maioria ainda não cria alternativas para esses momentos. É muito comum observarmos pessoas se desfazerem de bens como imóveis e automóveis para conseguir manter o padrão de vida.

Quem estiver atento e preparado pode fazer desse momento a chance de realizar diversos sonhos gastando muito menos. Por isso é fundamental não descuidar da reserva financeira, alimentando seu fundo para emergências para manter o padrão de vida por pelo menos 10 meses em caso de problemas.

Lembre-se que o fundo de reservas precisa estar alocado em um produto seguro e com liquidez imediata. A caderneta de poupança possui essas características e pode ser o melhor local para guardar seu dinheiro.

Leitura sugerida: Crises sempre são oportunidades!

Oportunidade 4: Observar oportunidades além do que seu gerente bancário aponta

Gerente do banco nem sempre é o profissional mais adequado para prestar as melhores orientações sobre investimentos. Está claro que o papel do gerente ao orientar os clientes muitas vezes entra em conflito com seu papel de atender em primeiro plano as necessidades do banco. Ele (o gerente) tem metas a cumprir e boa parte delas significa oferecer (e vender) produtos que não oferecem aos clientes a chance de prosperar.

Hoje existem butiques de investimentos e corretoras que oferecem produtos de investimento que anteriormente eram acessíveis apenas a grandes investidores, como fundos exclusivos e Letras de Crédito com investimentos a valores convidativos para o pequeno investidor.

Leitura sugerida: Talvez você devesse “demitir” seu gerente bancário

Conclusão

O fundamental em momentos de crise é manter a calma e estar preparado para ser o mais racional possível. Ter ao seu lado profissionais com experiência comprovada e que te façam observar as possibilidades além que surgem além do pânico também é indispensável.

O ano de 2015 será marcado pela necessidade de buscar algo a mais na sua vida financeira. Será indispensável sair da zona de conforto e buscar oportunidades diferentes, ousadas, mas analisadas e aproveitadas com inteligência e bom senso – só assim você ficará mais rico no próximo ano. Um grande abraço e até a próxima!

Foto: Young couple catching falling money, Shutterstock

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.