Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Empresas Aporte da Microsoft na OpenAI pode enfrentar investigação de fusão na UE, diz regulador

Aporte da Microsoft na OpenAI pode enfrentar investigação de fusão na UE, diz regulador

A Comissão Europeia está verificando se o investimento da Microsoft na OpenAI pode ser revisado sob o Regulamento de Fusões da UE

por Reuters
3 min leitura
OpenAI

O apoio financeiro da Microsoft (MSFTMSFT34) à OpenAI, fabricante do ChatGPT, pode estar sujeito às regras de fusão da União Europeia, disseram os reguladores antitruste da UE nesta terça-feira, reiterando um aviso semelhante feito por outro órgão da área no Reino Unido, em dezembro.

Finclass Vitalício Quadrado

A gigante de software dos EUA, que no ano passado se comprometeu a investir mais de 10 bilhões de dólares na OpenAI, com uma posição sem direito a voto no conselho, disse que não possui nenhuma parcela da OpenAI.

A Comissão Europeia já havia dito que estava acompanhando de perto os acontecimentos.

“A Comissão Europeia está verificando se o investimento da Microsoft na OpenAI pode ser revisado sob o Regulamento de Fusões da UE”, disse em comunicado o órgão que atua como fiscalizador da concorrência da União Europeia.

O comunicado indicou ainda que alguns acordos entre grandes participantes do mercado digital e criadores e fornecedores de IA generativa estavam sendo investigados pelo seu impacto na dinâmica do mercado. As empresas não foram citadas.

A Comissão Europeia também deu às partes interessadas até 11 de março para fornecer um retorno sobre a concorrência em mundos virtuais e em inteligência artificial generativa.

Finclass Vitalício Quadrado

Além disso, enviou pedidos de informação a diversas grandes empresas digitais sobre os dois temas.

“Estamos convidando empresas e especialistas a nos informarem sobre quaisquer problemas de concorrência que possam perceber nessas indústrias, ao mesmo tempo em que monitoram de perto as parcerias de IA para garantir que não distorçam indevidamente a dinâmica do mercado”, disse a chefe antitruste da UE, Margrethe Vestager.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.