Home Comprar ou Vender As ações estão em um “bull market secular” desde outubro de 2022, alerta Julius Baer

As ações estão em um “bull market secular” desde outubro de 2022, alerta Julius Baer

"O sucesso do mercado de ações dos EUA no último ano tem sido uma amarga decepção para os céticos", provoca o chefe de investimentos do banco

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Touro Urso, alta e baixa das ações

“O mercado altista de ações que começou no outono de 2022 continua”, afirma Yves Bonzon, chefe de investimentos do banco suíço Julius Baer em um relatório enviado a clientes nesta sexta-feira (26).

Desde meados de outubro daquele ano, quando o índice S&P 500 atingiu 3.490 pontos, o banco declarou oficialmente o início de um novo mercado altista (Bull Market) secular de ações.

“À medida que o mercado se acomodava numa recuperação de final de ano, dois fatores solidificaram o nosso apelo para este fundo de mercado”, explica Bonzon. A normalização da inflação e a resiliência demonstrada pelo setor empresarial durante a temporada de lucros do terceiro trimestre de 2022 foram elementos-chave que reforçaram a visão otimista do banco.

Desempenho do índice S&P 500 desde outubro de 2022

Ceticismo

No entanto, enquanto o índice S&P 500 atingiu novos recordes esta semana, algumas vozes no mercado continuam céticas.

“Embora o consenso já tenha alcançado a nossa visão otimista, alguns comentadores do mercado ainda questionam se estamos num mercado altista”, observa Bonzon. Alguns citam a primeira década do século como evidência histórica para uma recuperação prolongada do mercado baixista.

Contudo, para Bonzon e sua equipe, o cenário atual é notavelmente diferente.

“A nossa avaliação dos impulsionadores de mercado endógenos e dos fatores técnicos aponta claramente para uma continuação do mercado altista secular em ações”, afirma.

Esta avaliação sugere que 2024 trará provavelmente resultados de investimento positivos, com a expectativa de que o mercado de alta persista. Em retrospectiva, as previsões otimistas do banco para 2023 se concretizaram, com o índice S&P 500 subindo 24,3%, desafiando as expectativas de alguns analistas.

O sucesso do mercado de ações dos EUA no último ano tem sido uma amarga decepção para os céticos, sublinhando a resiliência e o potencial contínuo do mercado altista, diz Bonzon. Com isso, o banco Julius Baer mantém sua perspectiva positiva em relação ao mercado de ações e permanece confiante em sua visão de um mercado altista duradouro.

Outro lado

Para o Morgan Stanley, contudo, o índice só recentemente conseguiu recuperar as perdas do mercado baixista e hoje está ligeiramente acima do seu pico de janeiro de 2022.

“Com as potenciais ameaças econômicas remanescentes e as incertezas do mercado a surgirem em 2024, os investidores poderão ainda precisar de ter paciência antes que um mercado altista verdadeiramente durável possa ter início”, lembra a analista Lisa Shalett em seu relatório semanal.

Além disso, aponta o banco, o mercado de ações dos EUA começa o ano numa situação precária: sobrecomprado, com uma volatilidade muito baixa, sugerindo um sentimento de complacência entre os investidores.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.