Home Estilo de Vida Atores de Hollywood garantem salvaguardas para uso de IA nas telas

Atores de Hollywood garantem salvaguardas para uso de IA nas telas

Os artistas de cinema e televisão têm visto a IA como uma ameaça existencial, temendo que sejam substituídos por versões digitais

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Carlos Osorio)

Os estúdios de cinema dos Estados Unidos precisam da permissão dos atores para usar suas imagens em material gerado por inteligência artificial (IA) e devem pagar os artistas sempre que seus dublês digitais aparecerem na tela sob o novo acordo de trabalho estabelecido que encerrou uma greve de 118 dias. 

Os atores garantiram essas novas salvaguardas como parte de um acordo anunciado na noite de quarta-feira, segundo Duncan Crabtree-Ireland, negociador-chefe do sindicato de atores SAG-AFTRA.

Sob o contrato de três anos, os atores “têm esse direito de consentimento e o direito a uma remuneração justa sempre que algum tipo de réplica digital ou substituição deles for usada”, disse Crabtree-Ireland à Reuters.

O acordo proposto estabelece um nível mínimo de remuneração para o uso de IA, disse Crabtree-Ireland. Os atores também são livres para negociar pagamentos mais elevados.

Detalhes completos do novo contrato serão divulgados após a votação do conselho nacional da SAG-AFTRA sobre a proposta na sexta-feira, disse o sindicato. Em seguida, o acordo será encaminhado aos sindicalistas para ratificação.

Os artistas de cinema e televisão têm visto a IA como uma ameaça existencial, temendo que sejam substituídos por versões digitais de suas próprias imagens ou por “meta humanos” criados pela IA. Os atores de figuração e de voz, especialmente, temem perder trabalho para artistas sintéticos.

Crabtree-Ireland disse que o contrato proposto também inclui salvaguardas em torno do uso de IA generativa para a criação de atores sintéticos.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.