Home Comprar ou Vender B3: resultado abaixo das expectativas reflete um impacto significativo nas despesas, mostra Genial

B3: resultado abaixo das expectativas reflete um impacto significativo nas despesas, mostra Genial

No segmento de renda variável, apesar da estabilidade do volume médio de negociações diárias em ações, a receita apresentou uma leve retração

por Rafael Borges
0 comentário
(Imagem: Reprodução/Site Oficial B3)

A B3 (B3SA3) divulgou um lucro líquido abaixo das expectativas, refletindo um impacto significativo nas despesas, enquanto as receitas permaneceram praticamente estáveis.

A Genial Investimentos projeta uma retomada nos lucros da empresa a partir de 2024, considerando a queda das taxas de juros e iniciativas para controle eficaz das despesas.

A redução do lucro líquido da B3 reflete o forte impacto nas despesas, que aumentaram significativamente. O aumento foi impulsionado principalmente pela plataforma do programa Desenrola, contribuições relativas à atividade de autorregulação e provisões para processos em andamento.

B3 Ibovespa
(Imagem: Divulgação/ B3)

No segmento de renda variável, apesar da estabilidade do volume médio de negociações diárias em ações, a receita apresentou uma leve retração.

No segmento de derivativos listados, houve um aumento significativo no volume médio diário, impulsionado pelo desempenho positivo dos contratos de taxas de juros em reais.

Recomendação

Para 2024, a corretora antevê uma melhoria do lucro e da rentabilidade da B3. Com a queda das taxas de juros, espera-se uma recuperação no desempenho das receitas, combinada com um controle eficaz das despesas e o término da amortização de impairment relacionada à aquisição da Cetip no segundo trimestre de 2024.

Diante desse cenário, a empresa mantém a recomendação de compra, com um preço-alvo de R$ 17 representando um upside de 35%.

Novas Iniciativas

A B3 continua a lançar novos produtos, como contratos de opções para ações e ETFs com vencimentos semanais, visando ampliar o número de estratégias disponíveis para os clientes.

Além disso, iniciativas de modernização tecnológica, como a operação da Clearing de câmbio 100% na nuvem, prometem melhorias na eficiência e no desenvolvimento de novos produtos.

Desempenho

A receita bruta teve pouca evolução, com destaque negativo para o segmento listado, que contraiu em relação ao ano anterior.

Por outro lado, segmentos como balcão e infraestrutura para financiamento apresentaram resultados positivos.

Quanto às despesas operacionais, o trimestre foi impactado principalmente pelo aumento nas despesas com processamento de dados e serviços de terceiros.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.