Home Economia BC fará pesquisa com empresas do setor não financeiro sobre expectativas e conjuntura

BC fará pesquisa com empresas do setor não financeiro sobre expectativas e conjuntura

Na fase de piloto, o BC consultou cerca de cem empresas para testar o questionário e possibilitar a validação das respostas

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Adriano Machado)

O Banco Central fará uma pesquisa com empresas do setor não financeiro chamada Firmus para coletar sua percepção e expectativas da conjuntura econômica.

De acordo com a assessoria de imprensa do BC, a expectativa é que os primeiros dados da Firmus sejam divulgados em agosto.

“Ao lado das expectativas de analistas de mercado, coletadas pelo Banco Central e divulgadas no Relatório Focus, a percepção e as expectativas de empresas não financeiras se constituirão em instrumento relevante de informação para melhor entendimento e análise da conjuntura econômica”, disse o BC em nota.

Na fase de piloto, o BC consultou cerca de cem empresas para testar o questionário e possibilitar a validação das respostas.

Essa amostra inicial, segundo a nota, foi elaborada tendo como ponto de partida uma seleção das maiores empresas de cada setor de atividade, excluindo os setores público e financeiro, acrescida de empresas com as quais o BC já vem realizando reuniões periódicas.

O BC pretende ampliar o rol de respondentes, à medida que a pesquisa avance e se torne mais conhecida entre as próprias companhias, por meio de contatos com as principais instituições representativas do setor empresarial de cada segmento econômico.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.