O presidente norte-americano, Joe Biden, pressionou parlamentares republicanos neste domingo a apoiarem um projeto de lei que fornecerá mais auxílio à Ucrânia, dizendo que estava “farto e cansado” das temeridades políticas que quase levaram a uma paralisação do governo.
Biden falou após o Congresso aprovar uma lei provisória no sábado que estendeu o financiamento do governo por mais um mês e evitou uma paralisação que deixaria a maior parte dos quatro milhões de funcionários do governo federal sem salário e cortaria vários serviços públicos.
A lei, aprovada com grande apoio democrata e republicano, levou um parlamentar a prometer que derrubará o presidente republicano da Câmara, Kevin McCarthy.
Ela tem validade até 17 de novembro e não inclui auxílio a Kiev. Os Estados Unidos são um grande apoiador da Ucrânia após a invasão da Rússia ano passado, e Biden tem tentado motivar o mundo, e seu próprio país, a manter esse apoio.
“Não podemos, sob nenhuma circunstância, permitir que o apoio dos EUA à Ucrânia seja interrompido. Eu espero totalmente que o presidente da Câmara mantenha seu compromisso de garantir a aprovação e o apoio necessário para ajudar a Ucrânia, que se defende contra a agressão e a brutalidade”, disse a repórteres, na Casa Branca.