Ao longo dos anos nos acostumamos com a afirmação de que nós brasileiros somos apaixonados por carros.

Por conta de meu trabalho, como educador financeiro, me acostumei a fazer uma análise mais fria sobre o assunto. Levo em conta alguns aspectos que acabam escapando do senso comum.

Cheguei a uma conclusão um pouco diferente sobre o tema. Aprendi que o brasileiro, mais do que ser apaixonado por carros, é apaixonado pelo status que o carro confere.

Quem efetivamente gosta de carros, leva em consideração muitos aspectos na hora de escolher um bom modelo. Entre eles está a segurança, a confiabilidade da marca, o projeto mecânico. Também o histórico de vendas e o relacionamento do fabricante e distribuidores com os clientes.

O brasileiro, via de regra, define o carro pelo valor. Já cansei de ouvir alguns amigos se gabando de comprar veículos de valor expressivo a acabarem se frustrando em pouco tempo.

Ferramenta gratuita recomendadaSuper planinha para seu controle financeiro

A crise é muito reveladora

Com a crise, o mercado se contraiu. A indústria automobilística foi um dos setores que mais sentiu o golpe.

O brasileiro, louco por carros (ou melhor, louco pelo glamour que o carro confere), passou a não ter mais a opção de financiá-los com a mesma facilidade de antes. Conclusão: a venda dos novos despencou.

Com isso passamos a discutir de forma mais séria qual é a melhor opção em relação ao automóvel, levando agora em conta o perfil do usuário.

A palavra do especialista

Dentro desse cenário de dúvidas (e muita especulação de palpiteiros), tive a honra de conhecer um profissional diferenciado, que é muito mais do que um simples apaixonado por automóveis.

Ele fez de sua verdadeira paixão por carros, uma carreira única de muito sucesso! E foi pela internet que comecei a ler e admirar o trabalho do Leandro Mattera, consultor automotivo pessoal.

O Leandro, é um dos sócios de um dos projetos mais bacanas na internet sobre carros, o AutoVídeos, sem contar as inúmeras contribuições como fonte para portais e revistas de relevância.

Leitura recomendadaComo escolher o seu Carro Ideal?

Tudo Sobre Seu Dinheiro

Meu amigo Conrado Navarro, que também é louco por carros (e sócio do Leandro no AutoVídeos), recebeu-o no programa TSSD (Tudo Sobre Seu Dinheiro), promovido pela Rico.com.vc.

Eles fizeram um debate imperdível, justamente sobre os carros e as escolhas que precisamos fazer em relação ao dinheiro que separamos para comprar (e manter) o “possante”.

O papo está repleto de dicas importantes para quem de fato gosta de carros, e se preocupa em fazer boas escolhas. O programa foi também interativo, contando com as dúvidas dos participantes pelo chat, que certamente são muito parecidas com as suas.

Convido você para assistir:

Clique aqui para assistir

Agora é colocar o aprendizado em prática! Desejo sucesso na sua relação com este bem de consumo! Abraços e até a próxima!

Ricardo Pereira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários