Home Empresas Cade investiga Uber por limitar cálculo de ganhos de motoristas

Cade investiga Uber por limitar cálculo de ganhos de motoristas

No inquérito, a área técnica vai procurar compreender a forma de operacionalização das ferramentas ofertadas pela StopClub

por Redação Dinheirama
3 min leitura
Uber

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu nesta quarta-feira, 15, um Inquérito Administrativo para apurar se a Uber (UBER;U1BE34) estaria cometendo infrações à ordem econômica.

O procedimento foi aberto após a StopClub alegar que a plataforma de viagens está dificultando o desempenho de suas atividades e prejudicando a livre concorrência no mercado ao supostamente exercer de “maneira abusiva” sua posição dominante para restringir o acesso dos motoristas a seu aplicativo.

A startup brasileira oferece a motoristas de apps ferramentas como cálculo de ganhos e histórico de corridas, o que possibilita que eles avaliem, segundo a empresa, o custo da viagem e os ganhos potenciais antes de aceitar uma corrida.

<<< Quer começar a estudar finanças com o pé direito? Clique aqui >>>

Durante a investigação preliminar no Cade, a Uber argumentou que a denúncia feita pela StopClub diz respeito a uma questão privada sem efeito no mercado ou na livre concorrência.

Defendeu ainda que não haveria indícios concretos de que a restrição das funcionalidades de “Cálculo de Ganhos” e “Recusa Automática” aos motoristas de sua plataforma impactaria a viabilidade da operação da StopClub.

Para a Superintendência-Geral do Cade, por sua vez, os indícios de infração à ordem econômica devem ser investigados.

No inquérito, a área técnica vai procurar compreender a forma de operacionalização das ferramentas ofertadas pela StopClub, além de se debruçar sobre os Termos e Condições que a Uber oferta aos motoristas da plataforma.

Ao Cade, a StopClub afirmou que a Uber moveu ação judicial buscando a interrupção definitiva de algumas funcionalidades oferecidas pela empresa aos motoristas, tendo a plataforma de viagens sugerido ainda que eles desinstalassem o aplicativo da startup, além de indicar que os motoristas não usassem apps que ofereçam as mesmas funcionalidades.

Uber
(Imagem: Reprodução/Freepik/@freepik)

<<< ASSISTA A UM CURSO GRATUITO DE FLÁVIO AUGUSTO >>>

Por outro lado, a Uber alegou que o uso de ferramentas da StopClub induziria os motoristas a inadimplirem seus contratos com a plataforma, pois haveria “compartilhamento indevido de informações” do aplicativo na concessão de acesso à interface do seu aplicativo via captura de tela.

Já a startup disse que sua ferramenta não faz uso de APIs (Application Programming Interface) fornecidas pela Uber e que funciona de forma autônoma, sem interferir nos sistemas da Uber, apenas utilizando a captura de informações visíveis aos motoristas quando da oferta de corridas.

(Com Estadão Conteúdo)

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.