Home Economia e Política Campos Neto diz que BC precisa de tempo para entender reprecificação de ativos e efeitos na política monetária

Campos Neto diz que BC precisa de tempo para entender reprecificação de ativos e efeitos na política monetária

Campos Neto avaliou também que os mercados estão "muito bem comportados"

por Reuters
0 comentário
Roberto Campos Neto, palestra no seminário (Imagem: You Tube/ PIIE)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliou na noite desta sexta-feira que, embora a reprecificação recente no mercado brasileiro se deva principalmente ao cenário externo, parte deste movimento está ligado à mudança da meta fiscal do governo e a autarquia precisa de tempo para entender os efeitos disso em sua função de reação.

Desde a semana passada as taxas futuras de juros vêm subindo no Brasil, assim como o dólar, na esteira da percepção, expressa também na curva de juros norte-americana, de que o Federal Reserve adiará o início do processo de cortes de juros.

No Brasil outro fator passou a impulsionar as taxas e o dólar: a decisão do governo Lula de reduzir a meta fiscal para 2025 de superávit de 0,5% do PIB para resultado primário zero.

Neste cenário, nos últimos dias a curva de juros brasileira passou a precificar corte de apenas 0,25 ponto percentual da taxa básica Selic em maio e não de 0,50 ponto percentual, como vinha indicando o BC em suas comunicações mais recentes. Atualmente a Selic está em 10,75% ao ano.

APRENDA COMO MULTIPLICAR E PROTEGER SEU CAPITAL INVESTIDO POR MEIO DAS CRIPTOMOEDAS E ACELERE A SUA JORNADA RUMO À LIBERDADE FINANCEIRA

Em evento com investidores em Washington, Campos Neto afirmou na noite desta sexta-feira que o BC precisa de tempo para entender o que a reprecificação significará para a função de reação da instituição.

Ao mesmo tempo, ele reforçou a mensagem de que não há uma “relação mecânica” entre mudanças na área fiscal e a política monetária.

“É preciso olhar como a reprecificação afeta a função reação”, afirmou.

(Imagem: Reprodução/Pedro França/Agência Senado)
(Imagem: Reprodução/Pedro França/Agência Senado)

Campos Neto avaliou também que os mercados estão “muito bem comportados”, considerando os acontecimentos mais recentes, e disse que não fez nenhuma mudança em sua comunicação desde o último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), em março. Sobre este aspecto, ele argumentou que apenas revisitou a comunicação mais recente.

Em sua fala, Campos Neto também considerou que os últimos dados de inflação foram bons, ponderando que o BC não reage a um único número, ainda que seja importante observá-lo.

O presidente do BC também voltou a pontuar que surgiram algumas surpresas positivas no crescimento interno e que instituições revisaram as projeções para o PIB em 2024.

O mercado de trabalho aquecido segue como um foco de atenção, segundo ele.

Veja o documento abaixo:

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.