Home Meio Ambiente Com chuva abaixo do esperado, seca se agrava no Pantanal

Com chuva abaixo do esperado, seca se agrava no Pantanal

‚ÄúEsse ano j√° √© muito grave do ponto de vista hidrol√≥gico, e o cen√°rio piora com os inc√™ndios florestais‚ÄĚ

por Agência Gov
3 min leitura

As chuvas abaixo do esperado na região do Pantanal e temperaturas mais altas que o esperado agravam a situação hidrológica no Rio Paraguai, que enfrenta o início do período de estiagem com níveis críticos, abaixo da média.

Em alguns munic√≠pios ‚Äď como Lad√°rio (MS) e Porto Murtinho (MS) ‚Äď o n√≠vel do rio j√° est√° mais de 3 metros abaixo do esperado para o per√≠odo, conforme indicam dados do Servi√ßo Geol√≥gico do Brasil (SGB), apresentados no¬†√ļltimo boletim de alerta hidrol√≥gico¬†, divulgado na quarta-feira (26).

‚ÄúA esta√ß√£o chuvosa ‚Äď de outubro de 2023 a abril de 2024 demorou muito para come√ßar e, al√©m disso, as chuvas observadas foram muito aqu√©m do esperado durante toda a esta√ß√£o chuvosa, o que fez com que a recarga de √°gua nos rios e lagoas do Pantanal n√£o ocorresse da forma esperada. Diante disso, o Rio Paraguai come√ßou a baixar muito cedo. Esse cen√°rio de seca que vemos em junho √© t√≠pico de agosto ou setembro. Neste per√≠odo, lagoas e rios deveriam estar ainda cheias‚ÄĚ, explica o pesquisador em geoci√™ncias do SGB, Marcus Suassuna.

Conforme as proje√ß√Ķes, as m√≠nimas no Rio Paraguai podem ser observadas a partir de agosto, com cotas negativas. Lad√°rio pode atingir, no pico da estiagem, uma cota que varie entre o que ocorreu em 2020, quando foi registrado -32 cm, e o cen√°rio mais grave, observado em 2021, quando o rio chegou a -61 cm.

O¬†Monitor de Secas¬†da Ag√™ncia Nacional de √Āguas e Saneamento B√°sico indica que, em Mato Grosso do Sul, a √°rea com seca aumentou de 79% para 85% do estado entre abril e maio.

Seca no Pantanal
Seca no Pantanal (Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil)

Essa é a maior área com seca no estado desde setembro de 2022, quando houve seca em 88% do território.

Em Mato Grosso, a área com seca se manteve em 84% entre abril e maio. Houve redução da área com seca grave no estado de 26% para 24% entre abril e maio.

Apoio técnico

O SGB realiza o monitoramento contínuo da Bacia do Rio Paraguai e, desde fevereiro, tem alertado para o cenário crítico.

O pesquisador Marcus Suassuna ressalta a import√Ęncia desse trabalho: ‚ÄúPermite que a popula√ß√£o e os √≥rg√£os se planejem para as a√ß√Ķes necess√°rias e desenvolvam estrat√©gias de prepara√ß√£o‚ÄĚ.

Outro importante instrumento que o SGB opera para ajudar em per√≠odos de escassez √© o¬†Sistema de Informa√ß√Ķes de √Āguas Subterr√Ęneas (SIAGAS)¬†‚Äď um reposit√≥rio de po√ßos perfurados no Brasil, com 14 mil po√ßos ¬†cadastrados na Regi√£o Centro-Oeste.

Dispon√≠vel para consulta p√ļblica, apresenta informa√ß√Ķes sobre fontes de √°guas subterr√Ęneas. Desse modo, permite que sejam identificados po√ßos dos quais seja poss√≠vel extrair √°gua para uso dom√©stico, industrial, para irriga√ß√£o ou outras finalidades.

O SIAGAS √© um projeto de expressiva import√Ęncia no atual cen√°rio de gest√£o e pol√≠ticas p√ļblicas, tanto em n√≠vel nacional, como estadual e sub-regional.

Incêndios provocam situação de emergência

Diante desse cen√°rio, o bioma do Pantanal, que √© a maior plan√≠cie inund√°vel do mundo, j√° enfrenta graves consequ√™ncias da seca, como a mortandade de animais e o aumento no n√ļmero de inc√™ndios.

‚ÄúEsse ano j√° √© muito grave do ponto de vista hidrol√≥gico, e o cen√°rio piora com os inc√™ndios florestais‚ÄĚ.

Nesta quinta-feira (27), o Minist√©rio da Integra√ß√£o e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu situa√ß√£o de emerg√™ncia em doze cidades do Mato Grosso do Sul, que enfrentam inc√™ndios florestais: Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumb√°, Coxim, Deod√°polis, Douradina, Dourados, Navira√≠, Nioaque, Porto Murtinho e Sidrol√Ęndia.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.