Home Economia e Política Com sorriso irônico, Putin elogia Biden por chamá-lo de “filho da puta louco”

Com sorriso irônico, Putin elogia Biden por chamá-lo de “filho da puta louco”

Putin, de 71 anos, disse que seus comentários anteriores afirmando que Biden, de 81 anos, era o candidato preferido da Rússia tinham provocado a "reação adequada" de Biden

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Sputnik/Sergei Bobylev/Pool via REUTERS)

O presidente russo, Vladimir Putin, elogiou Joe Biden nesta quinta-feira por tê-lo chamado de “FDP louco”, afirmando, com um sorriso irônico, que a observação mostrava por que o Kremlin sentia que Biden era um futuro presidente dos EUA preferível a Donald Trump.

O presidente dos EUA fez o comentário “FDP louco” como parte de uma frase sobre as ameaças ao mundo incluindo “aquele cara, Putin e outros”, o risco de conflito nuclear e a ameaça existencial à humanidade decorrente das mudanças climáticas.

Questionado pela televisão estatal russa sobre o comentário “grosseiro” de Biden, Putin sorriu sarcasticamente e mordeu o lábio antes de olhar para o chão.

“Estamos prontos para trabalhar com qualquer presidente. Mas acredito que, para nós, Biden é um presidente mais preferível para a Rússia e, a julgar pelo que ele acabou de dizer, estou absolutamente certo”, disse Putin à televisão estatal, com um leve sorriso.

Putin, de 71 anos, disse que seus comentários anteriores afirmando que Biden, de 81 anos, era o candidato preferido da Rússia tinham provocado a “reação adequada” de Biden.

“Não é como se ele pudesse me dizer: ‘Volodya, obrigado, muito bem, você me ajudou muito'”, disse Putin. “Você me perguntou o que é melhor para nós. Eu disse isso então, e ainda acho que posso repetir: Biden.”

O embaixador da Rússia em Washington, Anatoly Antonov, disse que sua embaixada havia enviado ao Departamento de Estado dos EUA “uma forte nota de protesto sobre a natureza ultrajante e inaceitável” dos comentários de Biden.

(Imagem: Reprodução/Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS)
(Imagem: Reprodução/Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS)

Antonov, escrevendo no aplicativo de mensagens Telegram, disse que Moscou não estava prevendo uma “reação apropriada. À medida que a eleição de novembro nos EUA se aproxima, tais escapadas se tornarão rotina”.

Para Putin, os comentários mostram a dificuldade de navegar na próxima eleição presidencial dos EUA, que provavelmente levará ao poder Biden, que insultou Putin publicamente, ou Trump, de 77 anos, que prometeu acabar com a guerra na Ucrânia rapidamente.

A guerra na Ucrânia, a morte do líder da oposição russa Alexei Navalny e as afirmações dos EUA de que a Rússia planeja colocar uma arma nuclear no espaço levaram à maior crise nas relações entre a Rússia e o Ocidente desde a Guerra Fria.

Os principais diplomatas russos e norte-americanos dizem que não se lembram de um momento em que as relações entre as duas maiores potências nucleares do mundo tenham sido piores, inclusive durante a Crise dos Mísseis de Cuba em 1962.

Putin apresenta os Estados Unidos e seus aliados como um império em ruínas que quer destruir a Rússia e roubar seus recursos naturais. O Ocidente apresenta Putin como um ditador e um assassino, e a Rússia de Putin como um inimigo.

Mas nunca um presidente dos EUA em exercício usou palavras tão ofensivas em público para descrever um chefe do Kremlin em exercício. O presidente dos EUA Ronald Reagan ofendeu o Kremlin em 1983 ao chamar a União Soviética de “império do mal”, embora insultos pessoais contra líderes fossem raros na Guerra Fria.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.