A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira (10) a convocação da seleção masculina para a Copa América, sob o comando do técnico Dorival Júnior. A lista de 23 jogadores será a base da equipe para os dois amistosos contra o México, no dia 8 de junho, no Texas, e contra os Estados Unidos, no dia 12 de junho, na Flórida.
A competição ocorrerá em solo norte-americano a partir de 24 de junho.
Os jogadores que atuam no exterior se apresentarão em Orlando, base da preparação da equipe, no dia 30 de maio. Os atletas que jogam no Brasil devem juntar-se ao grupo no dia 3 de junho. Após enfrentar o México, a delegação retorna à Flórida e segue treinando até 20 de junho, quando embarca para Los Angeles para a estreia contra a Costa Rica no dia 24.
O segundo confronto está marcado para o dia 28 de junho, contra o Paraguai, no Allegiant Stadium, em Las Vegas. A fase de grupos será encerrada no dia 2 de julho, com o embate contra a Colômbia, no Levi’s Stadium, em Santa Clara.
Segundo teste de Dorival
Esta é a segunda convocação de Dorival Júnior desde que assumiu o comando da seleção em janeiro. Nos primeiros testes, a equipe obteve uma vitória por 1 a 0 contra a Inglaterra, em Wembley, e empatou em 3 a 3 com a Espanha, no Santiago Bernabéu. O treinador manteve a espinha dorsal da equipe que disputou esses amistosos, mas fez algumas mudanças pontuais visando à competição continental.
Uma das alterações notáveis foi a inclusão de mais jogadores experientes para a Copa América, trazendo reforços com experiência internacional. Em comparação com a convocação anterior, alguns nomes que atuaram nos amistosos contra Espanha e Inglaterra foram deixados de fora, dando lugar a atletas com características táticas distintas.
Os nomes dos chefes da delegação também foram revelados pelo coordenador executivo das seleções masculinas, Rodrigo Caetano. O empresário João Adib Marques será o responsável por liderar o grupo durante os amistosos. Já na Copa América, o presidente do São Paulo, Julio Cazares, assumirá o posto.
Preparação em Orlando
Orlando será a base da seleção até o embarque para Los Angeles, onde os jogadores devem se preparar intensamente para os desafios da Copa América. A expectativa é que a equipe, reforçada por atletas experientes, tenha um desempenho forte e consistente durante o torneio.
A preparação incluirá um cronograma de treinamentos rigoroso, planejado para otimizar a condição física e a coesão tática dos jogadores. A comissão técnica espera que o período de treinos na Flórida e os amistosos sejam suficientes para integrar os atletas.
Dorival Júnior ressaltou a importância desses amistosos como último teste para ajustar a estratégia e definir a formação ideal. “Estamos buscando um equilíbrio que nos permita ser competitivos contra qualquer adversário”, afirmou o treinador.
Veja a lista de convocados:
Goleiros:
Bento – Athletico-PR
Ederson- Manchester City (ING)
Alisson – Liverpool (ING)
Laterais:
Danilo – Juventus (ITA)
Yan Couto – Girona (ESP)
Guilherme Arana – Atlético-MG
Wendell – Porto (POR)
Zagueiros:
Beraldo – PSG (FRA)
Eder Militão – Real Madrid (ESP)
Gabriel Magalhães – Arsenal (ING)
Marquinhos – PSG (FRA)
Meio-campistas:
Andreas Pereira – Fulham (ING)
João Gomes – Wolverhampton (ING)
Bruno Guimarães – Newcastle (ING)
Douglas Luiz – Aston Villa (ING)
Lucas Paquetá – West Ham (ING)
Atacantes:
Endrick – Palmeiras
Evanilson – Porto (PO)
Rodrygo – Real Madrid (ESP)
Gabriel Martinelli – Arsenal (ING)
Raphinha – Barcelona (ESP)
Savinho – Girona (ESP)
Vinicius Junior – Real Madrid (ESP)