Home Economia e Política Crescimento abaixo do esperado dos EUA pode ser revisado para cima e inflação vai diminuir, diz Yellen

Crescimento abaixo do esperado dos EUA pode ser revisado para cima e inflação vai diminuir, diz Yellen

"A economia dos EUA continua a ter um desempenho muito, muito bom", disse Yellen em uma entrevista

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/Seth Wenig/Pool via REUTERS)

O crescimento econômico dos Estados Unidos no primeiro trimestre pode ser revisado para cima e a inflação cairá para níveis mais normais, disse à Reuters nesta quinta-feira a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, depois que um conjunto de fatores “peculiares” manteve a economia norte-americana em seu desempenho mais fraco em quase dois anos.

“A economia dos EUA continua a ter um desempenho muito, muito bom”, disse Yellen em uma entrevista à Reuters, em resposta à estimativa inicial do Departamento de Comércio dos EUA para o Produto Interno Bruto do país de janeiro a março, substancialmente mais fraca do que o esperado.

APRENDA COMO MULTIPLICAR E PROTEGER SEU CAPITAL INVESTIDO POR MEIO DAS CRIPTOMOEDAS E ACELERE A SUA JORNADA RUMO À LIBERDADE FINANCEIRA

O relatório mostrou que a economia dos EUA cresceu a uma taxa anualizada de 1,6% — abaixo dos 2,4% estimados pelos economistas e menos da metade do ritmo no quarto trimestre de 2023 — graças a pressões substanciais do comércio e dos estoques privados.

“O que mais me chama a atenção é a força dos gastos do consumidor e dos gastos com investimentos”, disse Yellen. “Esses dois elementos da demanda final ficaram em linha com a taxa de crescimento do ano passado… portanto, essa é a força subjacente da economia dos EUA, que mostrou uma força robusta contínua e uma economia funcionando em todos os cilindros.”

“O número cheio ficou um pouco fora do esperado, mas por razões peculiares e não indicativas da força subjacente.”

O relatório do PIB também confirmou evidências anteriores de que o progresso na redução da inflação foi prejudicado nos primeiros três meses do ano. Yellen, no entanto, disse que não vê isso como uma indicação de que outras áreas da economia — o mercado de trabalho em particular — precisem enfraquecer para que a inflação volte à meta de 2% do Fed.

“Para mim, os dados dizem que estamos em uma trajetória descendente para a inflação”, disse.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.