MBA Barsi Gigantes Topo 950x250
MBA Barsi Gigantes Topo 950x250
Home Comprar ou Vender CVM divulga lista de ações que poderão ser negociadas em grandes lotes

CVM divulga lista de ações que poderão ser negociadas em grandes lotes

A CVM já informou que a atualizará a lista quadrimestralmente.

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Site Oficial B3)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou nesta segunda-feira a lista dos 946 valores mobiliários que, inicialmente, poderão ser negociadas em ambiente separado para os chamados grandes lotes.

A lista valerá para o período de novembro deste ano a fevereiro de 2024. Apenas a ação da Vale e o papel preferencial de Petrobras (PETR4) estão na faixa mais alta.

A CVM já informou que a atualizará a lista quadrimestralmente.

MBA Barsi Gigantes Quadrado 300x250

Atualmente, grandes lotes de ações são negociados por meio de leilões no pregão. No entanto, a CVM anunciou no ano passado a possibilidade de negociação desses lotes em ambientes específicos paralelos nos mercados de bolsa e balcão.

A CVM também divulgou em 2022 os critérios que definiriam quais ativos poderiam ser negociados nesse modelo, e o que seria considerado um grande lote para cada um deles embora não tenha divulgado a lista efetiva dos valores mobiliários válidos naquele momento.

Criado em 2011, o Progredir permite o adiantamento por instituições financeiras de valores baseados nos contratos celebrados com os fornecedores da Petrobras e contribui para estimular a indústria local
(Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

Para um ativo se enquadrar na regra de grandes lotes, ele têm que ter tido negociação em 25% das sessões dos últimos três quadrimestres antes da divulgação da lista, conforme as regras.

Além disso, a CVM estabeleceu um critério de mediana do volume diário negociado durante o período, com oito faixas. Ou seja, a definição de “grande lote” varia de acordo com o volume de negociações do ativo: quanto maior a liquidez, maior o valor mínimo para ser considerado grande lote.

A maior faixa engloba ações que têm uma mediana de volume médio diário negociado acima de 1,5 bilhão de reais.

Apenas a ação de Vale e o papel preferencial de Petrobras se enquadram nessa faixa, conforme a versão da lista divulgada nesta segunda-feira pela CVM.

Para esses casos, será considerado grande lote a negociação conjunta de no mínimo 8,5 milhões de reais em ações.

Na segunda faixa, que engloba papéis com volume médio diário entre 800 milhões de reais e um centavo e 1,5 bilhão de reais, só está o papel preferencial do Itaú Unibanco (ITUB4).

O Itaú melhorou nesta quarta-feira seus prognósticos para o crescimento econômico do Brasil neste ano (Imagem: Reprodução/Facebook/Itaú Unibanco)
(Imagem: Reprodução/Facebook/Itaú Unibanco)

Para esse papel, grandes lotes serão considerados aqueles envolvendo no mínimo 7 milhões de ações.

Ao todo, outras 11 ações estão na faixa 3, 17 na faixa 4, 30 na faixa 5, 58 na faixa 6, 61 na faixa 7 e 766 na faixa 8.

Nas faixas mais baixas, além de ações, aparecem na lista outros ativos, como BDRs e BDRs de ETFs.

A lista foi divulgada no site da CVM, em ofício da Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários.

Veja o Documento abaixo:

MBA Barsi Gigantes Quadrado 300x250

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.