Home Mercados Dólar cai antes do Carnaval após alívio com revisão de inflação nos EUA

Dólar cai antes do Carnaval após alívio com revisão de inflação nos EUA

O dólar à vista fechou o dia cotado a 4,9595 reais na venda

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/Freepik/@jcomp)

O dólar (USDBRL) à vista fechou a sexta-feira em baixa firme ante o real, após a revisão dos números de inflação nos EUA ficar dentro do esperado, em uma sessão marcada pela liquidez reduzida, em especial durante a tarde, com os participantes do mercado à espera do início do período de Carnaval no Brasil.

O dólar à vista fechou o dia cotado a 4,9595 reais na venda, em baixa de 0,72%. Na semana, a divisa registrou queda de 0,13%. Em fevereiro, a moeda acumula ganho de 0,43%.

Na B3, às 17:09 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,64%, a 4,9720 reais.

Após o dólar ter tocado os 5,00 reais na quinta-feira, alguns participantes do mercado já começaram o dia na ponta de venda da moeda, aproveitando as cotações mais elevadas. Isso gerou um viés negativo para a divisa à vista desde cedo.

“Há um movimento de realização. Bateu 5,00 reais, exportador vende”, comentou o diretor da assessoria de câmbio FB Capital, Fernando Bergallo.

A tendência de baixa para o dólar foi amplificada pelas notícias vindas dos EUA.

O Departamento do Trabalho dos EUA anunciou pela manhã que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) aumentou 0,2% em dezembro, em vez de 0,3%, conforme informado no mês passado, de acordo com as revisões anuais dos dados de inflação.

Dólar
(Imagem: freepik/@ jcomp)

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o índice de preços ao consumidor avançou 0,3% em dezembro, sem revisão.

A revisão sem maiores surpresas, conforme a analista Laís Costa, da Empiricus Research, retirou uma preocupação que permeava o mercado e que, no limite, poderia estressar a curva de juros norte-americana.

Os rendimentos dos Treasuries despencaram nos minutos seguintes à divulgação, ocorrida às 10h30, e o dólar também perdeu força ante outras divisas, em meio à leitura de que a revisão sem surpresas do CPI era um fator favorável aos cortes de juros pelo Federal Reserve mais cedo este ano, e não mais tarde.

No Brasil, a divisa norte-americana à vista renovou mínimas logo após o anúncio da revisão do CPI. Durante a tarde, o dólar recuperou parte do fôlego no exterior, mas a moeda à vista seguiu em queda no Brasil, tendo registrado o menor valor do dia, de 4,9500 reais (-0,91%), às 15h27.

A tarde foi marcada pela liquidez limitada em função da proximidade do período do Carnaval, sendo que muitos participantes do mercado já haviam encerrado as operações do dia.

Às 17:09 (de Brasília), o índice do dólar que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas caía 0,01%, a 104,120.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.